Divisão com números naturais : um estudo de saberes (re)construídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Brito, Kariely Lopes Gomes de (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo analisar saberes reconstruídos por professores dos anos iniciais sobre o conceito de divisão ao participar de um curso de formação continuada. Para tanto, foi disponibilizado um curso de formação para professores dos anos iniciais da rede municipal de Itaguaçu-ES, na qual foram trabalhados conceitos envolvendo a divisão, seu ensino e aprendizagem. O curso intitulado “Divisão com números naturais: possibilidades pedagógicas” teve uma carga horária equivalente a 80 horas, distribuídas em encontros presenciais e atividades on-line realizadas na plataforma Moodle. A formação foi subsidiada por discussões teóricas a respeito do conteúdo divisão e pelas experiências trazidas pelos participantes. Este estudo, de natureza qualitativa, baseou-se em uma metodologia de pesquisa do tipo intervenção pedagógica e, no que tange à fundamentação teórica relativa à base do conhecimento para o ensino, baseou-se na teoria de Shulman (1986, 2015) e Ball et al. (2008). Além disso, para tratar dos conceitos relativos ao conteúdo divisão apoiou-se na teoria dos campos conceituais de Vergnaud (2014). Os dados foram construídos por meio de questionários, observações, gravações de áudio e vídeo, diário de bordo da pesquisadora e dos participantes, bem como com atividades realizadas na plataforma Moodle e durante os encontros presenciais. Ao finalizar a pesquisa, pode-se afirmar que os professores conseguiram (re)construir os conhecimentos relativos ao conteúdo, visto que o conceito de divisão e as ideias a ela subjacentes foram aperfeiçoados e aprimorados por eles. Intensificou-se também o conhecimento pedagógico do conteúdo, tendo em vista as implicações trazidas para o trabalho em sala de aula. Tudo isso foi possível graças aos diálogos entre os pares e as trocas de experiências vivenciadas. Os frutos desta pesquisa culminaram na produção de um livro destinado a formadores e professores que, assim como nós, desejam ampliar e difundir os estudos acerca da temática em questão. Esperamos que esta pesquisa seja uma forma de divulgar a abrangência do conteúdo divisão e a importância de os professores construírem saberes do conteúdo e pedagógicos do conteúdo voltados à construção de conceitos.

ABSTRACT: This research had the objective of analyzing the reconstructed knowledge by teachers of the initial years on the concept of division when participating in a continuous education course. For this purpose, a training course was provided for teachers from the initial years from the municipal network of Itaguaçu-ES, where the concepts of division, its teaching and learning were discussed. The course entitled "Division with natural numbers: pedagogical possibilities" had an hourly load equivalent to 80 hours, in a mix of in face-to-face meetings and on-line activities performed on the Moodle platform. The training was delivered with a mix of theoretical discussions about the concepts of division and the experiences brought by the participants. This qualitative study was based on a methodology of research called pedagogical intervention and with regard to the theoretical basis for teaching was based on Shulman's (1986, 2015) and Ball et al. (2008) theories. In addition, in relation to concepts related to content division was based on the theory of Conceptual Fields from Vergnaud (2014). The data was collected through questionnaires, observations, audio and video recordings, journals from the researcher and the participants, as well as activities performed in the Moodle platform and during the face-to-face meetings. At the end of the research, it is possible to say that teachers have been able to (re)build knowledge about the content as the concept of division and the ideas underlying it have been enhanced and improved by them. The pedagogical knowledge of content was also intensified, considering the contributions brought to the work in the classroom. This was a resultsof the number peer discussions and exchange of experiences. This research culminated in the production of a book intended for trainers and teachers who, like us, wish to broaden and disseminate studies on the subject in question. We hope this research will be a way of disseminating the breadth of content division and the importance of building content pedagogical concepts in teachers.


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