Apropriação do conceito de sistema de numeração decimal por uma criança com Síndrome de Down na perspectiva da teoria da formação planejada das ações mentais

Corrêa, Gisély de Abrêu (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: As pessoas com deficiência têm sua participação na escola e na sociedade garantida pela legislação brasileira. Para uma participação crítica na sociedade a alfabetização científica é essencial, e nesse sentido, a alfabetização matemática é elemento primordial. Pesquisas têm sido realizadas principalmente com abordagem médica ou sobre o desenvolvimento da linguagem de sujeitos com síndrome de Down, mas pouco se tem investigado relacionando síndrome de Down e matemática. Este estudo pretende discutir a apropriação do conceito de sistema de numeração decimal por uma criança com síndrome de Down, na perspectiva da Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, tendo como sujeito uma criança com síndrome de Down. A Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos foi desenvolvida pelo psicólogo soviético Piotr Yakovlevich Galperin, , observando a psicologia histórico-cultural. Esta pesquisa é um estudo de caso único. Para desenvolvê-la utilizamos o jogo “Ganha 100 Primeiro”, proposto pelo caderno três do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), exploramos materiais manipulativos e incluímos a participação de dois colegas de desenvolvimento típico, cada um em momentos distintos. Consideramos as potencialidades do sujeito com síndrome de Down para que a apropriação de conceitos ocorra e adquira significado. Verificamos o potencial da aprendizagem entre pares e o efeito positivo exercido pela presença dos colegas sobre a motivação do estudante com síndrome de Down, mobilizando-o para participar do jogo. Observamos aspectos positivos da aplicação da Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos e indícios da assimilação do conceito de número como um ato mental.

ABSTRACT: People with disabilities have their participation in school and society guaranteed by Brazilian legislation. For a critical participation in society the scientific literacy is essential, and in this regard, the mathematical literacy is an essential element. Researches have been carried out mostly with medical approach or about the language development of people with Down syndrome, but little has been investigated relating the Down syndrome and the mathematics. This study intends to discuss the appropriation of the decimal number system concept by a child with Down syndrome, in the perspective of the Theory of the Planned Formation of Mental Actions and Concepts, having as subject a Down syndrome child. The Theory of the Planned Formation of Mental Actions and Concepts was developed by the Soviet psychologist Piotr Yakovlevich Galperin, observing the historical-cultural psychology. This research is a unique case study. To develop it, we used the "Win 100 First" game, proposed by the third booklet of the National Literacy Program in the Right Age (PNAIC), we explored manipulative materials and has also included the participation of two friends of the subject student of this research, who are considered students of typical development , each of them at different moments. We consider the potentialities of the subject with Down syndrome so that the appropriation of concepts takes place and becomes meaningful. We verified the potential of peer learning and the positive effect exerted by peers' presence on the motivation of the student with Down syndrome, mobilizing him to participate in the game. We observed positive aspects of the application of the Theory of Planned Formation of Mental Actions and Concepts and indications of the assimilation of number as a mental act concept.


Collections: