Abordagem pedagógica dos saberes populares dos(as) pescadores(as) e marisqueiros(as) do município de Cariacica-ES da perspectiva da educação ambiental crítica

Ferraz, Vasty Veruska Rodrigues (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa, buscou etnografar os saberes populares dos(as) pescadores(as) e marisqueiros(as) tradicionais do município de Cariacica- ES, com vistas a dar voz a este grupo social minoritário, identificando as potencialidades dos seus conhecimentos, explicitando vivências e práticas na produção de riquezas extraídas do ecossistema manguezal. Os dados produzidos no trabalho auxiliaram para a construção de uma sequência didática interdisciplinar, em conjunto com as professoras que atuam na escola municipal de Cariacica-ES Hilda Scarpino nas séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando uma interface entre os saberes científicos e os saberes populares. Essa pesquisa foi realizada sob os pressupostos da pedagogia da práxis, da Teoria da Complexidade e da Educação Ambiental Crítica. Os principais referenciais teóricos incorporados às reflexões são Paulo Freire, Edgar Morin e Carlos Frederico Loureiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a produção de dados ocorreu ao longo da investigação por meio de entrevistas semiestruturadas, observação sistemática, registro em diário de campo, questionário e validação de uma sequência didática entre pares da escola Hilda Scarpino, e junto a oito mestrandos do Instituto Federal do Espírito Santo. Existem evidências de conhecimentos constituídos durante décadas de relação com o ecossistema manguezal e estes foram repassados de geração para geração. Articular os saberes populares aos conhecimentos científicos sob os pressupostos adotados na pesquisa foi apontado como possível pelos docentes e pelos mestrandos que, participaram da validação da sequência didática. O produto educativo é um material de apoio pedagógico destinado a professores contendo os saberes populares dos pescadores tradicionais, informações sobre o ecossistema manguezal, as atividades propostas na sequência didática com inúmeras possibilidades de abordagem do tema investigado e sugestão de um roteiro de aula de campo.

ABSTRACT: This research sought to ethnograph the popular knowledge of fishermen and traditional fishermen of the municipality of Cariacica - ES, in order to give voice to this minority social group, identifying the potential of their knowledge, explaining experiences and practices in production Of riches extracted from the mangrove ecosystem. The data produced in the work served to build an interdisciplinary didactic sequence, together with the teachers who work in the municipal school of Cariacica-ES Hilda Scarpino in the initial series of Elementary School, seeking an interface between scientific knowledge and popular knowledge. This research was carried out under the assumptions of praxis pedagogy, Complexity Theory and Critical Environmental Education. The main theoretical references incorporated into the reflections are Paulo Freire, Edgar Morin and Carlos Frederico Loureiro. This is a qualitative research and data production was carried out throughout the research through semi-structured interviews, systematic observation, field journaling, questionnaire and validation of a didactic sequence between peers of the Hilda Scarpino school, and with eight Masters of the Federal Institute of Espírito Santo. There is evidence of knowledge built up over decades related to the mangrove ecosystem, and these have been passed on from generation to generation. Articulate the popular knowledge to scientific knowledge under the assumptions adopted in the research was pointed out as possible by the teachers and by the masters that participated in the validation of the didactic sequence. The final product is a pedagogical support material containing information about the mangrove ecosystem, popular knowledge of artisanal fishermen, the activities proposed in the didactic sequence and the suggestion of a field lesson script.


Collections: