A utilização de saberes culturais como contribuição para o ensino e a aprendizagem de conceitos de geometria analítica em turma de EJA

Loures, Marcela Andrade Martins (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa aborda a utilização de aspectos históricos e culturais dos sujeitos jovens e adultos como contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, mais especificamente de alguns conceitos de Geometria Analítica. O objetivo geral desta investigação é foi realizar uma prática pedagógica que contemplasse e respeitasse aspectos culturais de educandos e contribuísse para a aprendizagem desses sujeitos. Nesse sentido, buscou-se desenvolver práticas didático-metodológicas baseadas na Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky) e na Teoria da Atividade (Leontiev). Os sujeitos desta pesquisa foram alunos da terceira etapa do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (etapa correspondente à terceira série do Ensino Médio Regular), alunos de uma escola pública localizada no município de Colatina - ES. A pesquisa é de natureza qualitativa e possui aproximações com a Pesquisa Participante. Os procedimentos metodológicos envolveram a coleta de dados por meio de anotações no diário de campo, observação em sala de aula e aplicação de questionários aos sujeitos pesquisados. Para o desenvolvimento da investigação, elaborou-se uma atividade de ensino com alguns conceitos de Geometria Analítica, que foi trabalhada com os sujeitos pesquisados. A análise da atividade apontou para uma possibilidade de utilização da perspectiva histórico-cultural de forma a favorecer o ensino e a aprendizagem da Matemática na EJA. A atividade didática desenvolvida durante esta pesquisa compõe um produto educativo denominado Guia Didático, e se destina ao ensino de alguns conceitos de Geometria Analítica na Educação de Jovens e Adultos.

ABSTRACT: This research approach the use of historical and cultural aspects of the students as a contribution to the process of teaching and learning mathematics, more specifically some concepts of analytic geometry. The general objective of this research is to carry out a pedagogical practice that considers and respects the cultural aspects of students and contribute to the learning of them. In that sense, we look for develop didactic-methodological practices that have proximity to the Historical-Cultural Theory (Vygotsky) and Activity Theory (Leontiev). The subjects were students of the third high school stage in the Youth and Adult Education mode (step corresponding to the third year of high Regular Education), students of a public school in the city ofColatina - ES. The research is qualitative and has approaches to Participant research. Our methodological procedures involved the collection of data, notes in field diary, observation in the classroom and questionnaires forthe students. For the development of research we created an educational activity that addresses some concepts of analytic geometry. This educational activity has been crafted with the researched subject, the analysis of this activity pointed to the possibility of using the historical-cultural perspective to encourage the teaching and learning of mathematics in adult education. The didactic activity developed during this study compose an educational product, we call Didactic Guide, for teaching some concepts of analytic geometry in the Youth and Adult Education.


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