Visualização de elementos geométricos com uso de vídeos : uma experiência com alunos do 6º ano
Dissertação de mestrado
RESUMO: A forma de abordagem de conteúdos matemáticos, em especial a geometria, é fator importante no processo de construção de conhecimento por parte dos alunos, e o papel do professor, nesse contexto, é de facilitar o aprendizado. Os recursos pedagógicos utilizados nesse processo podem facilitar ou comprometer a aprendizagem. Dessa forma, surgiu a necessidade de se pesquisar a utilização de recursos tecnológicos, por meio de uma linguagem audiovisual como o vídeo, no processo de ensino de geometria. O referido trabalho, numa abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar contribuições da utilização de recursos de vídeos para a visualização e/ou reconhecimento de elementos geométricos por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Para nosso objetivo ser alcançado, selecionamos vídeos que abordam a geometria e sua relação com o cotidiano. Elaboramos e avaliamos pela aplicação atividades baseadas nos vídeos selecionados para trabalhar conceitos básicos de geometria, a partir da visualização e da relação com o cotidiano. A abordagem foi realizada com alunos da turma B do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal, situada no município de Serra, estado do Espírito Santo, em quatro encontros que envolveram treze momentos com esses alunos. Nesses momentos, observamos a apresentação dos vídeos e aplicamos atividades com os alunos que construíram registros escritos ao final de cada encontro. Todo material produzido pelos alunos serviu de instrumento para formalização de nossa análise. As atividades propostas aos alunos buscaram alcançar as habilidades visual, verbal, gráfica, lógica e de aplicação propostas pelo primeiro nível da teoria de Van Hiele. Concluímos que, quando selecionamos e apresentamos vídeos adequados à visualização de elementos geométricos presentes no cotidiano e promovemos discussões e reflexões acerca desses vídeos, despertamos o olhar do aluno para a geometria inserida no dia a dia. Desse modo, contribuímos para o desenvolvimento do raciocínio geométrico do aluno. Durante a aplicação da pesquisa com os alunos, foi construído um vídeo apresentando a visualização da geometria em seu no cotidiano. Como produto para essa pesquisa, desenvolvemos um guia didático que possibilita professores, e demais interessados, um material pedagógico a ser utilizado como ferramenta no trabalho de geometria. Nele detalhamos os vídeos e as atividades utilizadas nesta pesquisa, de modo a possibilitar o desenvolvimento da produção de conhecimento de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
ABSTRACT: The form of mathematical content approach, in particular the geometry is an important factor in the construction of knowledge by the students, and the teacher's role in this context is to facilitate learning. The teaching resources used in this process can facilitate or hinder learning. Thus emerged the need to investigate the use of technological resources, through a visual language like video, the geometry of the teaching process. This work, a qualitative approach, aimed to analyze contributions from the use of videos of features for viewing and / or recognition of geometric elements by students of 6th year of elementary school. For our goal is reached, selected videos that address the geometry and its relationship with everyday. We prepare and evaluate the implementation activities based on the selected videos to work basic concepts of geometry, from the view and the relationship with everyday. The approach was carried out with students of class B of the 6th grade of elementary school of the School, in the municipality of Serra, state of Espírito Santo, in four meetings involving thirteen times with these students. At such times, we observe the presentation of videos and applied activities with the students who built records written to the end of each meeting. All material produced by the students was instrumental in formalizing our analysis. The activities proposed to the students sought to reach the visual skills, verbal, graphic, logic and application proposed by the first level of the theory of Van Hiele. We conclude that, when we select and present suitable for viewing videos of geometric elements present in daily life and promote discussions and reflections on these videos, awaken the look of the student to the inserted geometry on a daily basis. Thus, we contribute to the development of geometric reasoning of the student. During the application of research with students, was built a video showing the geometry display on your in daily life. As a product for this research, we developed a teaching guide that enables teachers, and other interested parties an educational material to be used as a tool in geometry work. In it we detail the videos and activities used in this research to enable the development of the production of knowledge of students of the 6th year of elementary school.
Redes Sociais