Reflexões sobre conhecimentos evidenciados por licenciandos em matemática por meio da elaboração de um jogo sobre análise combinatória

Silva, José Carlos Thompson da (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Neste trabalho realizamos um estudo investigativo junto a licenciandos do IFES de Vitória, inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, com a finalidade de investigar diferentes conhecimentos de licenciandos de matemática ao discutir, elaborar, aplicar e validar um jogo matemático sobre análise combinatória para a educação básica.Esta pesquisa qualitativa de caráter colaborativo teve os momentos do jogo de Grando (2000), como fundamentação Teórico-Metodológica, fazendo uso do método descritivo para análise do objeto e dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Num primeiro momento, a pesquisa teve uma abordagem de caráter exploratório, por meio de levantamento bibliográfico sobre produções nessa área em que se articulam Análise Combinatória, jogos matemáticos e formação inicial de professores de matemática. Num segundo momento realizamos a formação do grupo de pesquisa com os quais coletamos dados por meio de entrevistas (conversas, observações diretas e indiretas, questionários, registros de áudio e escrita). Com o grupo realizamos um estudo sobre o conteúdo de Análise Combinatória, elaboramos um jogo de Combinatória (Combinando na Cidade) e aplicamos o material elaborado numa oficina realizada na III Semana da Matemática no Ifes/Vitória com licenciandos em matemática e professores. O material também foi aplicado em uma turma de licenciatura em matemática do Ifes/Vitória que cursava a disciplina de Análise Combinatória. Após as observações e modificações o material foi aplicado em duas escolas públicas localizadas no município da Serra/ES, com uma turma de 3º ano do ensino médio da EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta e uma turma do 5º ano do ensino fundamental da EMEF Ministro Petrônio Portella. Durante a aplicação do jogo nas escolas não foi necessário fazer alterações no material, então consideramos a validade do mesmo. Fizemos as descrições dos encontros e identificamos os conhecimentos dos licenciandos tendo como base a teoria de Shulman (2005). Por fim fizemos a devolutiva com o grupo de pesquisa e a produção de um guia didático. Concluímos que o estudo em grupo sobre o jogo contribuiu para a formação didática pedagógica dos licenciandos participantes, proporcionando um olhar diferenciado sobre o ensino de Análise Combinatória e outras possibilidade metodológicas, além do uso do livro didático, bem como utilizar-se de conhecimentos extracurriculares para a contextualização de situações problema.

ABSTRACT: In this work an investigative study with undergraduates IFES Vitoria, entered the Scholarship Program of Introduction to Teaching - Pibid, in order to investigate different knowledge of future teachers of mathematics to discuss, develop, implement and validate a mathematical game on combinatorial analysis for basic education. This qualitative research collaborative character had moments of match Grando (2000), Theoretical and Methodological as foundation, making use of the descriptive method for analysis of the object and subjects involved in research. Initially, the research was exploratory approach through literature on productions in this area that articulate Combinatorial Analysis, mathematical games and initial training of mathematics teachers. Secondly we perform the training of the research group with whom we collected data through interviews (conversations, direct and indirect observations, questionnaires, records audio and written). With the group conducted a study on the content of Combinatorial analysis, we developed a set of Combinatorics (Combining the City) and apply the material developed in a workshop held at the Third Week of Mathematics at IFES/Vitoria with undergraduates in mathematics and teachers. The material was also used in a class degree in mathematics from the IFES/Vitoria that was studying the discipline of Combinatorial Analysis. After the observations and changes the material was applied in two public schools located in the municipality of Serra/ES, with a group of 3rd year of high school EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta and a class of 5th grade elementary school EMEF MinistroPetrônioPortella. During the game application in schools was not necessary to make changes to the material, then consider the validity of the same. We did the descriptions of encounters and identify the knowledge of undergraduates based on the theory of Shulman (2005). Finally did a feedback session with the research group and the production of an educational guide. We conclude that the study group about the game contributed to the didactic pedagogical training of undergraduates participating, providing a different perspective on teaching Combinatorial Analysis and other methodological possibility, beyond the use of the textbook, as well as make use of expertise to Extracurricular contextualization of problem situations.


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