A experiência de leitura a partir da literatura de testemunho no Ensino Fundamental II
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, pretende analisar a experiência de leitura de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do ES, a partir das experiências juvenis advindas do contato com a literatura de testemunho na sala de aula. Pressupõe-se que tal literatura potencializa a reconstrução de situações históricas cujo caráter testemunhal poderá provocar novas reflexões e diálogos com questões vividas na contemporaneidade. Teoricamente, pretendemos compreender como tal literatura contribui para a formação de leitores críticos que entendem sua agentividade nas experiências concretas que realizam na sociedade e na história, bem como a sua importância como sujeitos partícipes das questões sociais do seu tempo, por meio de um diálogo entre o conceito de “experiência” do filósofo alemão Walter Benjamin (1994) e o conceito de “testemunho” presente nos escritos de Márcio Seligmann-Silva (2008), Jaime Ginzburg (2011) e Wilberth Salgueiro (2012). Como perspectiva metodológica, escolhemos a abordagem qualitativa da pesquisa, em suas possibilidades interpretativas e interacionais entre os seus participantes, os cenários da investigação e a produção de dados de forma colaborativa e dialógica, tendo por caminho investigativo a pesquisa narrativa em educação na perspectiva bakhtiniana e alguns preceitos da investigação-ação, adequados ao contexto de crise sanitária que se instaurou a partir de 2020 e que nos exigiu algumas adaptações. Esperamos com esta pesquisa potencializar o olhar questionador dos nossos alunos leitores em formação, de modo a trazer para a escola práticas de leitura críticas e reflexivas que possam contribuir para uma compreensão mais abrangente do mundo e dos lugares sociais que nos constituem como cidadãos.
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