Aprendizagem ativa na Educação Profissional e Tecnológica : o uso de jogo de tabuleiro cooperativo como método de apoio à aprendizagem significativa de novos conhecimentos em um curso técnico em Segurança do Trabalho do Proeja

Bravo, Rafaela Gomes (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho visa abordar o uso de um jogo de tabuleiro cooperativo como apoio a construção de conhecimentos que permeiam a formação dos estudantes de uma turma do curso técnico em segurança do trabalho integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) associado ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). O curso em questão demanda de seu aluno vasto conhecimento da legislação e grande capacidade de absorver informações relacionadas ao controle de riscos, de modo que há uma tendência do aprendiz em memorizar os conteúdos, que por sua complexidade e extensão são rapidamente esquecidos, o que por vezes tende a representar aprendizado pouco significativo. Alguns teóricos há muito criticam os métodos de ensino tradicionais, e sugerem que a aprendizagem centrada no aluno, de maneira lúdica, pode ser mais eficiente. Neste contexto, com base nas metodologias ativas de aprendizagem, bem como sustentada pela teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, essa pesquisa de caráter qualitativo pretende investigar as contribuições do uso de jogo de tabuleiro elaborado a partir desta pesquisa, denominado Labor, na construção do conhecimento de estudantes do curso Técnico em Segurança do Trabalho, a fim de avaliar os benefícios e contribuições do produto educacional na educação de jovens e adultos.


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