Significados produzidos com professores de ensino fundamental e licenciandos em matemática envolvendo operações elementares com frações
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar, a partir de resíduos de enunciação, a produção de significados com os atores da pesquisa envolvendo operações elementares com frações, em um processo de formação de professores. Esse objetivo, gerou a seguinte pergunta norteadora: “Quais significados são produzidos com os professores do Ensino Fundamental e licenciandos em Matemática, ao discutirem operações elementares com frações em um processo de formação de professores?”. Em decorrência da pandemia, as aulas presenciais foram suspensas e nosso habitat de pesquisa sofreu alteração, o cenário passou a ser o curso de formação realizado de forma remota, denominado “Literacia, materacia e numeracia: produção de significados matemáticos como ferramentas de leitura do mundo a partir de textos de Malba Tahan” tendo como público-alvo professores de Ensino Fundamental das redes públicas e licenciandos em Matemática. Nossas práticas educativas foram adaptações de resoluções de três contos presentes no livro “O homem que calculava” de Malba Tahan, envolvendo o conteúdo apresentado, para a análise da produção de significados a partir do Modelo dos Campos Semânticos. Das análises produzidas identificamos que o assunto operações elementares com frações, mesmo sendo árido, não apenas para os alunos, mas também para os professores, mostra-se de grande relevância nos processos de ensino e de aprendizagem. Da mesma forma identificamos que a ludicidade, o planejamento coletivo e participativo, nos moldes apresentados, minimizaram limites epistemológicos que envolviam o assunto.
ABSTRACT: This qualitative research aims to analyze, from enunciation residues, the production of mea-nings with the research actors involving elementary operations with fractions, in a process of teacher training. This objective generated the guiding question: "Which meanings are produced with elementary school teachers and graduates in Mathematics, when discussing elementary operations with fractions in a processo of teacher training?". As a consequence of the pandemic, the face-to-face classes were suspended and our research habitat changed, the scenario became the training course held remotely, called “Literacy, matheracy and numeracy: production of mathematical meanings as tools for reading the world. based on texts by Malba Tahan” targe-ting elementary school teachers from public schools and graduates in mathematics. Our educa-tional practices were adaptations of resolutions from three short stories present in Malba Ta-han's book “The man who calculated”, involving the content showed, for the analysis of the production of meanings based on the Semantic Fields Model. From the analyzes produced, we identified that the subject of elementary operations with fractions, even though in the dark, not only for students, but also for teachers, is of great relevance in the teaching and learning pro-cesses. In the same way, we identified that lucidity, collective and participative planning, along the lines presented, minimized epistemological limits that involved the subject.
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