O uso de vídeos institucionais como uma forma de divulgação e democratização do conceito de educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais de Educação

Dantas, Bélrica Alessandra Pereira da Silva (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) utilizam os meios de comunicação midiáticos para divulgar e apresentar ao público a instituição e principalmente a Educação Profissional e Tecnológica, que é oferecida nas instituições. Sendo assim, este estudo buscou analisar o potencial de um vídeo sobre os Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, voltado para o público externo, quanto à disseminação de um modelo educacional voltado para a formação integral dos estudantes. Para isso estabeleceu-se uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho exploratório-descritivo, com o objetivo geral de analisar o potencial de um vídeo sobre os Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica voltado para o público externo quanto à disseminação de um modelo educacional voltado para a formação integral dos estudantes. Nesse sentido, como procedimento de pesquisa foi realizado um levantamento em vídeos divulgados em 2019 na plataforma YouTube na Internet, que é um dos principais meios de propagação de comunicação digital atualmente. Essa escolha foi realizada pois a comunicação digital possibilita a interação direta e a multiplicação das mensagens entre os integrantes de diferentes grupos de interesse. Foram analisados nove vídeos de diferentes IFs e os resultados obtidos mostraram que os vídeos Institucionais ainda precisam ser adequados no sentido de dar publicidade às bases conceituas da EPT. Com base nos achados nesta pesquisa e nos conceitos teóricos apresentados, foi elaborado o produto educacional, materializado em um vídeo intitulado EPT: educação que transforma, que tem a finalidade de democratizar as bases conceituais da EPT com uma linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento e contribuir para as narrativas dos vídeos institucionais oficiais, além de difundir o processo educativo em espaços não formais.


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