Formação docente para educação profissional e tecnológica: história, base legal e perspectivas como subsídios para a elaboração de uma proposta de diretrizes nacionais para a formação docente
dissertação de mestrado
RESUMO: Este trabalho apresenta estudo que visa subsidiar a alta gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC na elaboração de uma proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de docentes da e para a EPT. Historicamente, as políticas voltadas para a habilitação e formação de professores para EPT têm se caracterizado como fragmentadas e emergenciais. A partir desta constatação, foi desenvolvida pesquisa de caráter qualitativo e desenvolvido um Caderno de Apoio para subsidiar a reflexão acerca dos saberes docentes de professores atuantes na Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a ser apresentado a gestores do Ministério da Educação - MEC. A partir da questão: Quais os saberes profissionais docentes necessários para atuar junto à Educação Profissional e Tecnológica?, o estudo se desenvolveu com suporte teórico de Saviani (1997), Machado (2008), Oliveira (2010) e Maldaner (2016), além dos principais documentos legais que regem essa modalidade de ensino. Neste caminho, apresenta-se o contexto geral da EPT no Brasil, a trajetória da formação e construção do ser docente na EPT, suas especificidades e lacunas. Em seguida, dados comparativos de estudos realizados sobre os saberes docentes necessários para atuação junto à EPT. Por fim, foram consolidados os principais "achados" da pesquisa e apresentado o Caderno de Apoio à reflexão acerca dos saberes docentes de professores atuantes na EPT. Palavras-chave: Saberes docentes. Formação de Professores. Educação Profissional. Produto Educacional.
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