Tecendo palavras e contrapalavras sobre o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) : por uma alfabetização dialógica
dissertação de mestrado
RESUMO: Este trabalho compõe uma série de estudos produzidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae), vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Busca compreender as bases teóricas e metodológicas que fundamentam os materiais didáticos do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa no 1° ano do ensino fundamental. Toma como referencial teórico-metodológico os pressupostos bakhtinianos no campo da filosofia da linguagem. Conclui que os materiais didáticos do Paes não trazem inovação, muito pelo contrário, são uma reprodução do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Paic) implementado no Estado do Ceará, desde 2007. Alerta que a distribuição dos materiais do Paes, na rede pública municipal e estadual do Espírito Santo, no ano de 2018, mesmo para aqueles municípios que não haviam aderido ao Pacto, buscou silenciar as vozes dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Apesar de anunciar que a concepção de linguagem se embasa nos estudos bakhtinianos, o texto foi tomado como ponto de partida e o estudo da palavra como ponto de chegada, sendo que as atividades propostas enfatizam a repetição e a memorização. Como material educativo propõe um livro, em formato de e-book, no qual apresenta as diferentes abordagens de alfabetização e suas implicações para a prática pedagógica, partindo da análise do contexto de produção e implementação do Paes e dos conceitos de alfabetização e letramento que fundamentam o kit de Materiais didáticos do Pacto. Assim, intentamos trazer à tona reflexões e contribuições para que práticas pedagógicas discursivas sejam pensadas no campo da alfabetização de crianças.
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