Machado de Assis e Mikhail Bakhtin em diálogo: contribuições da exotopia para a formação docente
dissertação de mestrado
RESUMO: O presente trabalho, inserido na linha pesquisa de Formação de Professores em Ensino de Humanidades, investiga os movimentos exotópicos enquanto elementos balizadores na leitura dos contos de Machado de Assis e as contribuições desse processo para a formação docente, propiciada pela contrapalavra, sob a perspectiva crítica e dialógica da linguagem. Para tal, a proposta metodológica é alicerçada na vertente epistemológica das Ciências Humanas de Bakhtin, pautada em sua concepção filosófica da linguagem. No exercício dialógico para o aprofundamento teórico, são cotejados os postulados de Bakhtin e autores representantes de sua crítica; Candido, e Compagnon, no campo da teoria literária, e, no tocante à fortuna crítica machadiana, os escritos de Candido, Schwarz, Bosi, entre outros. Essa prática concorreu para a análise do corpus literário e dos dados produzidos nas interações verbais, provenientes das arenas dialógicas, e para a sistematização de um material educativo cujo objetivo é promover e potencializar a formação de um leitor crítico, ético e responsivo no contexto do Ensino Médio. Os resultados apontam para a necessidade da atividade exotópica na formação e atuação do professor, e para a continuação de pesquisas dialógicas no campo da formação docente, as quais validam o conhecimento produzido pelo professor, levando-o a refletir sobre sua práxis por meio das experiências estético-afetivas com as narrativas literárias.
ABSTRACT: This research work, inserted in the research line of Teacher Training in Humanities Teaching, investigates the exotopic movements as a guide in the reading of Machado's short stories and the contributions of this process to the teacher development, provided by the prompt reply, from a critical and dialogical language perspective. For such a purpose, the methodological proposal is based on the epistemological aspect of the Human Sciences of Bakhtin, based on its philosophical conception of the language. In the dialogical exercise for the theoretical study, Bakhtin`s assumptions as well as the ones made by his representatives authors are taken into consideration. In the field of literary theory, the readings of Candido, and Compagnon, and in relation to Machado's critical essays, the writings of Candido, Schwarz, Bosi, among others. This practice contributed to the analysis of the literary text corpus and the data produced in the verbal interactions from dialogic arenas and to the systematization of an educational material whose objective is to promote and improve the development of a critical, ethical and responsive reader in High School. The results emphasize the necessity for exotopic movements in the teaching training and exercise, and for the continuity of dialogical researches in the teacher training area, which validate the knowledge constructed by the teacher, and enable his/her to reflect upon his/her teaching practice through the aesthetic and affective experiences with the literary texts.
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