Uma análise dos significados produzidos por alunos de um curso de licenciatura em matemática envolvendo algumas noções e relações da educação financeira escolar
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou analisar os significados produzidos por alunos de uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória, acerca de algumas questões norteadoras da Educação Financeira Escolar, o que gerou a seguinte pergunta norteadora: “Quais são os significados produzidos, por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, a partir de resíduos de enunciações acerca de algumas noções e relações envolvendo a Educação Financeira Escolar?”. No desenvolvimento das atividades com os alunos, usando o ambiente de aprendizagem Moodle, apoiamo-nos no Modelo dos Campos Semânticos – para a análise das enunciações – e na Educação Matemática Crítica – para o desenvolvimento das tarefas. Em nossas análises, foi possível notar que muitos resíduos de enunciação traziam uma diferença entre Matemática Financeira e Educação Financeira, sendo que todos foram unânimes ao concordar com a inserção deste tema no âmbito escolar. Salientamos, ainda, que é importante seguir uma proposta de Educação Financeira Escolar – assim como nós utilizamos nesta pesquisa – visando trabalhar com a contextualização, dialogicidade e criticidade. Entendemos que este trabalho é uma leitura inicial recomendável para pesquisadores de Educação Financeira Escolar, de diversas linhas de pesquisa, incluindo aqueles que atuam com Formação de Professores, uma vez que alunos de um curso de Licenciatura em Matemática – professores em formação inicial – foram constituídos como atores em nossa pesquisa.
ABSTRACT: This qualitative research aimed to analyze the meanings produced by students of a course in the Mathematics Degree at the Federal Institute of Espírito Santo - Vitória campus, about some questions of School Financial Education, that generated the following guiding question : "Which meanings are produced by students of the Mathematics Degree, based on residual statements about some notions and relationships involving School Financial Education?". In the development of this activity, we rely on Model of the Semantic Fields - for the analysis of the statements - and on Critical Mathematical Education - for the development of the tasks. In our analyzes, it is possible to notice that many enunciation residues bring a diffe-rence between Financial Mathematics and Financial Education, and all were unanimous in agreeing with the insertion of this theme in the school context. We emphasize that it is im-portante to follow a proposal for School Financial Education – as we used it in this research - in order to work with contextualization, dialogicity and criticality. We understand that this work is a recommended initial reading for researchers of School Financial Education, from several lines of research, included for those who work with Teacher Education, because stu-dents of a Mathematics Degree course - teachers in training initial - were constituted as ac-tors in our research.
Redes Sociais