Aprendizagem baseada em projetos: na prática de projetos e de protótipos de estruturas de concreto armado

Teixeira, Renilson Luiz (2020)

tcc

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) está presente no ensino onde é essencial a visão contextualizada de assuntos pelos alunos, em que a materialização dos conteúdos facilita os processos de aprendizagem. Partindo desse princípio, o objetivo desse trabalho é apresentar uma prática de ensino, na disciplina de estruturas de concreto, do curso técnico em edificações, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Colatina, onde o aluno será o protagonista do processo de aprendizagem, tornando os processos de ensino mais dinâmicos e atrativos. Para isso, em uma primeira etapa, será utilizada uma metodologia onde os alunos irão calcular e projetar estruturas de concreto armado, a partir de projetos arquitetônicos que já realizaram em disciplinas cursadas anteriormente. Possibilitando com isso uma maior interação entre os alunos com o professor, discutindo e esclarecendo dúvidas acerca dos detalhes dos processos de cálculo e execução de projetos de maneira prática e aplicada. Em uma segunda etapa, será apresentado um projeto estrutural completo, para a construção de um protótipo, em escala reduzida, de uma estrutura em concreto armado, composta de lajes, vigas, pilares e sapatas de fundação. Isso possibilitará que os alunos possam, de maneira prática e real, construir um protótipo do que é apresentado em um projeto estrutural para sua materialização real. Como resultado, pretende-se tornar esse processo de ensino, dentro dessa disciplina, mais eficiente, em que o aluno consiga se interessar mais sobre os assuntos de cálculo e projeto estrutural, interagindo, discutindo e tirando dúvidas, conseguindo dessa forma um aprendizado mais contextualizado.


Collections: