O ensino médio integrado e preparo para o exercício da cidadania: uma construção possível?

Santos, Vanessa Gomes Ferreira dos (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho investigou a temática da formação cidadã na Educação Profissional Técnica e constituí-se como relatório final desenvolvido no Curso de Mestrado em Educação Profissio-nal e Tecnológica ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, associado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT em Rede Nacional. Teve como objetivo analisar as concepções acerca do conceito de Cidadania, explicitadas pelos educadores, pelos educandos e pelo projeto pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, a fim de contribuir com ações que possam potencializar a forma-ção cidadã para os estudantes no Ifes - Campus Linhares. Fundamentou-se nos estudos do campo do Trabalho e Educação e de estudiosos que tratam da temática Cidadania e educação. Do ponto de vista metodológico foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com apresentação de estudo de caso, com abordagem da pesquisa intervenção. O locus escolhido foi o Ifes - Campus Linhares e os sujeitos da pesquisa constituíram-se nos docentes e discentes do curso. Empregaram-se, na produção dos dados, a análise documental e as técnicas de entrevistas e de questionário semi-estruturado. Os dados produzidos foram analisados à luz dos referenciais e dos objetivos propostos, dialogando com as concepções de Cidadania proclamadas pelos do-centes e discentes, além das abordagens a partir dos documentos oficiais relativos a um curso técnico do Ensino Médio Integrado. Os resultados apontam que as concepções de Cidadania apontadas pelos sujeitos da pesquisa vão ao encontro de uma Cidadania pautada no conheci-mento de direitos e deveres; contudo, a pesquisa revelou também que parte dos sujeitos apro-fundou o conceito, revelando, portanto, compreensões que dialogam com os autores que dão suporte a esta pesquisa, a saber: Frigotto( 2012); Ciavatta(2012); Ramos (2012), Freire (2000) e Brayner (2008). A sistematização desses resultados deu suporte à construção de um produto educacional voltado à problematização da formação cidadã na escola, que foi denominado minicurso: A Cidadania na perspectiva Ativa e Crítica.


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