Tecnologias digitais e ensino de história no Ensino Fundamental II

Sancio, Renan Bolonha (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: A presente pesquisa, inserida na linha de Formação de Professores em Ensino de Humanidades, teve como objetivo geral a tarefa de analisar como as tecnologias digitais podem auxiliar o professor de História do Ensino Fundamental II em seu ofício. Dentre os objetivos específicos, elencamos: realizar uma investigação acerca de quais Tecnologias Digitais (TD), softwares e aplicativos podem auxiliar o trabalho do professor em sala de aula; compreender as percepções que os professores possuem acerca da utilização das TD em sala de aula; contribuir para a formação continuada de professores de História para utilização das tecnologias digitais como ferramentas nos procedimentos de planejamento de aulas e nos processos ensino e de aprendizagem; elaborar um guia didático para auxiliar os professores de História na utilização das TD em sua prática diária, voltado ao uso das tecnologias como recursos didáticos nas escolas. Nosso referencial teórico tem aporte na pedagogia histórico-crítica, teoria pedagógica que entende a educação como um conjunto de atos sistemáticos e intencionais que visam reproduzir nos indivíduos a humanidade construída histórica e coletivamente pelos homens. Para elaborar nosso material educativo, investigamos por meio de entrevistas semiestruturadas quais são as demandas dos professores no que tange ao uso das TD. Assim, pretendemos colaborar para a formação continuada de professores na utilização das TD para um ensino de História crítico e humanizador.


Collections: