Show simple item record

O anunciado e o feito : ensino médio integrado e formação omnilateral no Ifes – campus Cachoeiro de Itapemirim

dc.contributor.advisorPeixoto, Edson Maciel
dc.contributor.authorBernardes, Vanessa Araújo
dc.date.accessioned2021-03-11T17:43:28Z
dc.date.available2021-03-11T17:43:28Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationBERNARDES, Vanessa Araújo. O anunciado e o feito: ensino médio integrado e formação omnilateral no Ifes - campus Cachoeiro de Itapemirim. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001b8a.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/754
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo apresenta como tema central de discussão o conceito e as práticas pedagógicas que subjazem a educação profissional técnica de nível médio, ofertada na forma integrada ao Ensino Médio, do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, em especial no Curso Técnico em Informática – turma 2016-2019. Conceitualmente, compreendemos o Ensino Médio integrado na perspectiva da formação omnilateral, ou seja, uma formação multidirecional que compreende o desenvolvimento integral do educando, em sua totalidade, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia, da cultura e da cidadania como fundamentais no processo de formação. Esse tema surge da combinação entre nossa atividade diária de pedagoga do campus Cachoeiro de Itapemirim e de nossa imersão teórica no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Esta provocou-nos a indagar aquela, no sentido de compreendermos como se constituem os processos de formação nesse espaço e descobrirmos em que medida os conceitos de Ensino Médio integrado e as práticas pedagógicas, na perspectiva omnilateral, estão presentes no processo de ensino-aprendizagem dos alunos considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia, da cultura e da cidadania? Na tentativa de respondermos a essa questão, propusemos a realização de uma pesquisa de tipo qualitativa, com a modalidade de um estudo de caso, sendo utilizadas como técnicas de pesquisa – análise documental – no projeto pedagógico institucional, projeto pedagógico do curso, nos planos de ensino e diários de classe e aplicação de entrevistas semiestruturadas, direcionadas aos alunos e professores. Para fundamentar, teoricamente, este estudo, propomos a apresentação e discussão das categorias relacionadas ao tema da pesquisa, a partir de autores, entre outros, como Saviani (2007); Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012); Ciavatta (2012); Lombardi (2011); Silva e Tavares (2011); Ramos (2012 e 2014) e Araújo e Frigotto (2018). A pesquisa apontou para a necessidade de rever o PPC quanto ao conceito de Ensino Médio integrado e de currículo adotados, de ofertar uma formação continuada em fundamentos da EPT e em metodologias pedagógicas para integração que articulem os conhecimentos gerais e específicos, por meio das dimensões estruturantes do currículo. Como produto educacional propomos o desenvolvimento de oficinas para os docentes do curso e de uma página no site do campus, ambos com a finalidade de dar visibilidade ao conceito de Ensino Médio integrado e às práticas pedagógicas integradoras realizadas e/ou possíveis de serem realizadas no âmbito proposto como locus de investigação. Também produzimos um guia de orientações para o projeto integrador realizado no curso, tendo em vista os resultados que foram apontados pela pesquisa.pt_BR
dc.format.extent173 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectFormação omnilateralpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas integradoraspt_BR
dc.titleO anunciado e o feito : ensino médio integrado e formação omnilateral no Ifes – campus Cachoeiro de Itapemirimpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3033337244217512pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em EPTpt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberPeixoto, Edson Maciel
dc.contributor.memberPinto, Antônio Henrique
dc.contributor.memberRamos, Marise Nogueira


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record