A literatura de autoria capixaba em livros falados e a formação do leitor literário: diálogos possíveis

Pessotti, Selma Nathalie (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos Literários”, propôs um trabalho de leitura e oralidade, mediante as obras de autores capixabas, destacando a leitura como possibilidade de ampliar a visão de mundo das pessoas com deficiência visual. O projeto “A literatura de autoria capixaba em livros falados e a formação do leitor literário: diálogos possíveis” tem o objetivo de contribuir com a inclusão de leitores com deficiência visual e com a formação do leitor literário, no Ensino Fundamental II, por meio da leitura e da gravação de obras literárias de autoria capixaba, em formato de livros falados. Pretendemos, assim, resgatar e promover a responsividade do leitor literário em formação, em diálogo com as questões culturais do universo desses leitores. Teoricamente, buscamos um diálogo entre os estudiosos da literatura de autoria capixaba na formação do leitor e a categoria conceitual de alteridade inserida na matriz teórica de Mikhail Bakhtin e o Círculo. A metodologia utilizada ancorou-se em uma pesquisa qualitativa, com algumas particularidades da pesquisa-ação e observação participante. O produto educacional desenvolvido foi um caderno com proposição de atividades pedagógicas, em formato de e-book, que acompanhará os livros falados produzidos pelos alunos do Ensino fundamental II, para mediar um trabalho inclusivo de leitura com esses livros. Os dados produzidos apontam a importância dos livros falados para garantir às pessoas com deficiência visual, bem como aos alunos envolvidos, o acesso às obras de autoria capixaba e a formação do leitor, fortalecendo e solidificando, desse modo, os valores que são percebidos como emergentes num contexto social contemporâneo e consequentemente humanizando as pessoas envolvidas nesse projeto.