Mapas “menores” na educação contemporânea e o uso dos cotidianos na construção de mapas alternativos

Cabral Junior, Nilcemar Alves (2020-12)

tcc

Este trabalho tem como objetivos problematizar o ensino da cartografia e da Geografia, bem como potencializar os saberes geográficos, cartográficos e socioespaciais, utilizando práticas pedagógicas como ferramenta de exploração do cotidiano. A utilização de práticas pedagógicas participativas em suas dimensões éticas e políticas de criação de espaços de convivência, aprendizagem, ensino, formação e como práticas pedagógicas coletivas que usem os cotidianos dos estudantes, potencializam redes de conversações e de negociações de saberes/fazeres. O trabalho questiona se podemos fazer mapas fora das convenções padronizadas, e como podemos construir os mesmos usando os autores como definidores do conteúdo. Alguns questionamentos que emergem nas aulas de Geografia decorrentes das atividades e uso de mapas convencionais despertaram o desejo em estudar, realizar e acompanhar práticas pedagógicas na escola, relacionando saberes cartográficos com o contexto geográfico e socioambiental da comunidade escolar como um todo, suscitando entre os estudantes e sujeitos da pesquisa, diferentes saberes e modos de cartografar, perceber e viver o espaço.


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