Fábula como gênero motivado da leitura e produção de textos em sala de aula

Caliman, Luciana Candeias (2021)

tcc

O trabalho a seguir trata sobre o uso do gênero textual fábulas como um importante instrumento motivador para alunos do 6º ano do ensino fundamental no que se refere ao gosto pela leitura e especialmente à produção textual. Teve como objetivo geral analisar como o uso das fábulas pode contribuir de forma significativa para o processo de aquisição e melhoria na produção de textos, na disciplina de Língua Portuguesa, para alunos das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II. O problema que desencadeou o desenvolvimento da pesquisa foi: de que forma o uso das fábulas podem contribuir de maneira significativa para o processo de aquisição e melhoria na produção de textos para alunos das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II? A metodologia utilizada para a construção da pesquisa e intervenção pedagógica foi à metodologia ativa denominada “Estudo sob Medida”, além de uma revisão de literatura que reuniu diversos documentos, trabalhos e artigos acerca do tema com recorte temporal entre 2002 a 2019. Para sustentar a proposta de intervenção pedagógica, utilizou-se pesquisa bibliográfica, que sugere viabilidade e utilidade desse gênero textual no trabalho de produções textuais na sala de aula. Conclui-se que o uso do gênero textual Fábula é uma estratégia que pode ser usada no âmbito escolar contribuindo para o progresso no ensino aprendizagem desenvolvendo a criticidade dos alunos na leitura e produção textual.

The following work deals with the use of the textual genre fables as an important motivating tool for students of the 6th year of elementary school in what concerns the taste for reading and especially the textual production. Its general objective was to analyze how the use of fables can contribute significantly to the process of acquisition and improvement in the production of texts, in the discipline of Portuguese Language, for students in the 6th year classes of Elementary School II. The problem that triggered the development of the research was: how can the use of fables significantly contribute to the process of acquisition and improvement in the production of texts for students in the 6th grade of elementary school? The methodology used for the construction of the research and pedagogical intervention was the active methodology called “Study on Measure”, in addition to a literature review that brought together several documents, works and articles on the theme, with the time frame between 2002 to 2019. To support the proposed pedagogical intervention proposed, we use bibliographic research, which suggests the viability and usefulness of this textual genre in the work of textual productions in the classroom.


Collections: