Uma proposta de ensino para a formação do estudante-leitor crítico aliada à concepção de ensino médio integrado, com base nos conceitos de letramento literário de Cosson
Dissertação de mestrado
RESUMO: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, tem o propósito de apresentar a pesquisa realizada, que teve como objetivo geral contribuir para a formação do estudante-leitor crítico do ensino médio integrado, por meio de procedimentos didáticos direcionados à análise crítica do romance Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe, bem como de elementos que inspiraram sua produção, incluindo aspectos autobiográficos e estudos sobre traços intertextuais utilizados pelo autor na criação do romance, assim como os manifestados posteriormente por alguns autores, referindo-se a essa obra. Para tanto, buscou-se alicerce teórico em Antonio Candido e Tzvetan Todorov, entre outros pensadores. A pesquisa qualitativa centrada em fontes bibliográficas propiciou a coleta de dados com os quais se desenvolveu um Produto Educacional voltado a professores do EMI, consubstanciado em uma SD literária elaborada com aporte teórico de Rildo Cosson, que aborda formas de condução de práticas de letramento literário em contextos escolarizados. Essa SD literária foi submetida à avaliação de um docente de literatura do Campus Osório, e dois docentes de literatura do Campus Ibirubá, ambos do IFRS, escolhidos por serem unidades que ofertam EMI e têm Curso de Licenciatura em Letras. O instrumento de avaliação do produto consistiu em um questionário online que os três professores avaliadores utilizaram para análise e cujo resultado foi receptivo ao potencial de aplicabilidade do Produto Educacional para estudantes do Ensino Médio. Como problematizações oriundas do percurso investigativo, considera-se o direito de todos à literatura universal, a fim de que se possa entendê-la como aporte ao exercício crítico-reflexivo, além do desenvolvimento da fruição literária; ademais, questões envoltas à obra numa perspectiva diacrônica, incluindo aspectos ligados à intertextualidade, e também na sincrônica foram acionadas. Com efeito, a pesquisa qualitativa, centrada em fontes bibliográficas propiciou a coleta de dados sobre a construção do romance de Goethe, situando sua importância dentro da obra desse escritor alemão a partir de um Produto Educacional desenvolvido e a ser replicado em diversos contextos do Ensino Médio, em especial, naqueles voltados ao EMI pertencentes à Rede Federal de Ensino.
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