APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONFORTO TÉRMICO NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DO IFES CAMPUS NOVA VENÉCIA

Oliveira, Luiza Baptista de (2020)

tcc

A presente pesquisa visa propor adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo de Conforto Térmico do Curso Técnico em Edificações do Ifes campus Nova Venécia, de modo a proporcionar maior participação do estudante como agente protagonista do saber. Para alcançar este objetivo, seguiu-se as etapas de revisão de literatura sobre os conceitos relacionados à Interdisciplinaridade, Aprendizagem Baseada em Projeto e ao Conforto Térmico. A partir da revisão de literatura e das experiências narradas da professora tem-se como resultado uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar com uso da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estratégias de conforto térmico em seus projetos arquitetônicos. Quando oportuna, a aplicação da proposta de intervenção, a coleta de dados será realizada por meio das atividades práticas, assim como pela observação da interação dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa serão feitos por meio de um roteiro de avaliação. Para avaliação da prática pedagógica será aplicado questionário online para a turma público-alvo da pesquisa. Este trabalho pretende também contribuir para a reflexão acerca dos métodos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do próprio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformulações semelhantes aplicadas em outros conteúdos desta e de outras disciplinas do curso.


Collections: