A prática pedagógica do professor de geografia na modalidade educação de jovens e adultos e os processos de ensino e aprendizagem

Oliveira, Ângela Ribeiro de (2020-12-23)

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O presente trabalho refere-se aos resultados de um estudo bibliográfico cujo o título é “A prática pedagógica do professor na modalidade educação de jovens e adultos e os processos de ensino aprendizagem”, tendo por objetivo conhecer através da história e dos aspectos legais o campo da Educação de Jovens e Adultos promovendo um diálogo com a área de conhecimento da Geografia, por meio de uma pesquisa bibliográfica, que contemple as práticas educativas. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, enriquecida com observações de experiências vividas em sala de aula, ocorridas durante as práticas de estágio e que contribuíram para nosso olhar sobre a temática. Os dados coletados foram oriundos de observações colhidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Antônio dos Santos Neves”, nos períodos de julho a outubro de 2018 obtendo percepções, ideias desconhecidas e inovadoras a fim de descrever os elementos e situações deste tema. Verifica-se, nos resultados que os professores da Educação de Jovens e Adultos tem como principal função mediar e contribuir para a interação do educando com o meio em que vive, usando maneiras que favoreçam o processo de construção de ensino-aprendizagem. O educando da atualidade espera muito mais que aprender a assinar o nome, portanto, exercícios de mera memorização, atividades mecânicas, não permitem o êxito deste educando. Torna-se necessário fomentar estratégias educacionais que transformem em ação esse potencial. The present work refers to the results of a bibliographic study whose title is "The pedagogical practice of the teacher in the modality of education of young people and adults and the processes of teaching and learning", aiming to know through the history and legal aspects the field of Youth and Adult Education promoting a dialogue with the area of knowledge of Geography, through a bibliographic search, which contemplates educational practices. As for the methodology, it is a bibliographic research, enriched with observations of experiences lived in the classroom, occurred during the internship practices and that contributed to my view on the theme. The data collected came from observations collected at the State School of Elementary and Secondary Education “Antônio dos Santos Neves”, from July to October 2018, obtaining perceptions, unknown and innovative ideas in order to describe the elements and situations of this theme. It can be seen in the results that the teachers of Youth and Adult Education have as their main function to mediate and contribute to the interaction of the student with the environment in which they live, using ways that favor the process of construction of teaching-learning. The student of today expects much more than learning to sign the name, therefore, exercises of mere memorization, mechanical activities, do not allow the success of this student. It is necessary to promote educational strategies that transform this potential into action. Keywords: Youth and Adult Education. Public policy. Pedagogical Practice.


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