De Watu ao mar : navegando na memória coletiva da Vila de Regência nos anos iniciais da educação básica
dissertação de mestrado
RESUMO: A memória coletiva é constituída de pessoas, acontecimentos, experiências, que também estão presentes nos elementos materiais e imateriais do lugar vivido. Nesse sentido, o estudo sobre a memória deve ser compreendido enquanto um direito, potencializando práticas educativas no processo de aprendizagem desde os anos iniciais da Educação Básica. A Vila de Regência é o território onde a pesquisa foi realizada, comunidade tradicional de pescadores, localizada na foz do Rio Doce, no município de Linhares, estado do Espírito Santo. Inserida na linha de pesquisa voltada às Práticas Educativas, a proposta metodológica se fez por meio da pesquisa participante de caráter qualitativa, sendo desenvolvida de forma colaborativa com os alunos da turma do 5° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência, no ano de 2019, onde atua a professora-pesquisadora. A fundamentação teórica vem ao encontro da história da Vila de Regência, a partir da memória coletiva e suas possibilidades nos anos iniciais da Educação Básica. Propôs-se analisar neste trabalho de que forma a memória coletiva pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos e sua relação com sentidos e significados dos elementos materiais e imateriais da comunidade. O trabalho realizado com a turma do 5º ano em que atua a professora pesquisadora, a partir das pesquisas colaborativas com os estudantes, potencializou a produção do artefato educativo no formato de um blog sobre a memória coletiva da Vila de Regência, tornando-se uma fonte de pesquisa relacionada à temática para demais estudantes, além de um potencial ponto de memória com histórias da comunidade.
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