Educação profissional tecnológica e socioeducação : o uso do letramento em programação no apoio ao processo de inclusão tecnológica de adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Ramos, Heyder Vágner (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Nos últimos anos observou-se um aumento do número de adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medidas socioeducativas no Brasil. Apesar da obrigatoriedade de ações educacionais voltadas a este público ser imposta por lei, ainda é pequena a quantidade de cursos ofertados a esses adolescentes. Especificamente em Barra de São Francisco, o atendimento se limitava às ações realizadas pelos centros de referência em assistência social, não havendo, até o momento da realização desta pesquisa, qualquer iniciativa por parte de entidades formadoras externas. Sabendo disso, foi proposta uma intervenção educacional que envolveu a criação, aplicação e avaliação dos resultados de um Curso Básico de Programação de Computadores direcionado aos socioeducandos. Observou-se que, além dos processos de inclusão e de inserção positiva proporcionados pela ação, aprender programação trouxe benefícios em áreas para além da informática, como o desenvolvimento do raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e melhorias em disciplinas como matemática e português. Observou-se, também, benefícios pessoais como aumento de empatia, capacidade de trabalho em equipe, desenvolvimento de autonomia e realização, com a mudança de ideias que os alunos tinham de si mesmos a sobre sua capacidade de aprender e criar novas soluções.


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