A leitura digital no padlet : a formação do leitor por meio de crônicas de Rubem Braga no Ensino Fundamental II

Bittencourt, Camila da Silva (2025)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa, vinculada ao Programa Nacional de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), está inserida no campo de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais l e propôs investigar e refletir sobre como a leitura digital de crônicas de Rubem Braga por meio do Padlet poderia contribuir para a formação do leitor no Ensino Fundamental II. As reflexões foram pautadas a partir dos estudos dos seguintes autores: Bakhtin (2011, 2014) sobre a perspectiva dialógica; Kleiman (2001) e Koch & Elias (2007) para diálogos sobre a concepção interacional da língua; Marcuschi (2008), que retrata a transformação dos gêneros e as possibilidades e desafios das tecnologias no ensino da leitura e escrita; Ribeiro (2020), que reflete sobre as mudanças das tecnologias digitais no ensino e suas potencialidades transformadoras; Coscarelli (2016) na discussão sobre o uso das tecnologias digitais na educação de forma estratégica, crítica e consciente; Silva e Lima (2018), que sugerem as possibilidades da ferramenta Padlet para a leitura digital. A pesquisa foi realizada por meio de uma metodologia de abordagem qualitativa com nuances da pesquisa participante com base em Severino (2014) e foi aplicada na UMEF General Luiz Edmundo Pinto de Souza e Mello, no município de Vila Velha, com estudantes do 8º ano C do Ensino Fundamental II. Como resultado da pesquisa, mostramos que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), bem como a utilização do Padlet na leitura de crônicas de Rubem Braga em sala de aula, contribuíram para que os alunos, que antes da intervenção demonstravam pouca familiaridade não só com o gênero crônica mas também com a leitura de modo geral fossem motivados a realizar leituras e interpretações das crônicas do autor citado. O trabalho com os textos desse gênero resultou em melhorias na interpretação textual e na reflexão sobre os temas abordados. Além disso, nossa pesquisa resultou na criação de um produto educacional em formato de e-book, contendo propostas de atividades voltadas para professores do ensino fundamental II, estruturadas a partir de sequências didáticas que dialogam com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011) e com as oficinas realizadas com os estudantes durante a pesquisa.

ABSTRACT: This research, linked to the National Professional Master's Program in Portuguese Language (Profletras), falls within the field of Language Studies and Social Practices I and aimed to investigate and reflect on how the digital reading of Rubem Braga’s chronicles through Padlet could contribute to reader formation in lower secondary education (Ensino Fundamental II). The reflections were based on the works of the following authors: Bakhtin (2011, 2014) regarding the dialogical perspective; Kleiman (2001) and Koch & Elias (2007) on the interactional conception of language; Marcuschi (2008), who addresses the transformation of genres and the possibilities and challenges of technology in the teaching of reading and writing; Ribeiro (2020), who reflects on how digital technologies are changing education and their transformative potential; Coscarelli (2016), in the discussion on the strategic, critical, and conscious use of digital technologies in education; and Silva and Lima (2018), who suggest possibilities for using the Padlet platform for digital reading. The research adopted a qualitative methodology with elements of participatory research, based on Severino (2014), and was conducted at UMEF General Luiz Edmundo Pinto de Souza e Mello, in the municipality of Vila Velha, with 8th-grade students (class C) from lower secondary education. As a result, the study showed that Information and Communication Digital Technologies (ICTs), as well as the use of Padlet for reading Rubem Braga’s chronicles in the classroom, contributed to motivating students—who, prior to the intervention, demonstrated limited familiarity not only with the chronicle genre but also with reading in general—to engage in reading and interpreting the selected texts. Working with this genre led to improvements in reading comprehension and critical reflection on the themes addressed. Additionally, the research resulted in the creation of an educational product in the form of an e-book, containing activity proposals for lower secondary school teachers. These activities were structured based on didactic sequences aligned with the studies of Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2011), as well as with the workshops conducted with the students during the research.