Uma proposta de diálogo entre a leitura e a produção escrita sob a perspectiva do letramento crítico no ensino fundamental

Ramos, Luana Paula Lopes (2025)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho objetiva estimular o desenvolvimento da aptidão leitora crítica e da escrita, na perspectiva do letramento crítico, dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública - EMEF Moacyr Martins Pestana - da zona rural de Conceição da Barra/Espírito Santo, a partir de um aprofundamento da leitura e da produção textual que enfatize a construção do pensamento crítico. Intenta-se adaptar estratégias, a partir de métodos já existentes, para ampliar a perspectiva leitora dos alunos, a partir de uma proposta de aperfeiçoamento no nível de leituras, usando gêneros discursivos diversos com maior complexidade formal, apostando no encontro com a literatura como contribuição para se forjar o sujeito enquanto leitor e como indivíduo historicamente situado na sociedade. O embasamento teórico para este estudo se fundamentará em premissas de pesquisas sobre letramento crítico, dialogismo, escrita criativa e formação do leitor literário, conforme abordado por estudiosos como Bakhtin (2000), Paulo Freire (1970), Vigotsky (1993), Kock (1998), Teresa Colomer (2007), Zilberman (2009), Marcuschi (2011), Vincent Jouve (2012), Geraldi (2015), Solé (1998) Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e outros autores relevantes. O projeto está sendo estruturado a partir de uma proposta de pesquisa de campo aprofundada, explorando os conceitos de letramento literário, formação do leitor e o ensino da leitura e da literatura em sala de aula. Para isso, a metodologia adotada será ancorada no campo da pesquisa participativa e das investigações qualitativas, sendo colaborativa e interpretativa, alinhada com as abordagens propostas por Bortoni Ricardo (2008) e Thiollent (1985). Como ferramentas de análise, foram empregados instrumentos de coleta/produção de dados para investigar os hábitos de leitura dos participantes, diários de campo para registrar observações, registros das discussões em grupos focais, atividades em sala, círculos e diários de leitura. Assim sendo, as leituras foram realizadas nas aulas, seguidas da aplicação de sequências didáticas com o objetivo de proporcionar o envolvimento com textos de forma mais complexa. Isso inclui o aprofundamento na compreensão das ambiguidades presentes nas obras e na análise de indícios que levam a interpretações mais precisas. Dessa forma, constatou-se que a leitura, quando mediada pelo professor e considerando a subjetividade do leitor, tem o potencial de ampliar o horizonte de expectativas dos alunos do ensino fundamental II, preparando-os para os desafios de leitura que encontrarão no ensino médio e ao longo de sua jornada como cidadãos.

ABSTRACT: This research aims to stimulate the development of critical reading and writing skills, from the perspective of critical literacy, among students in the final years of elementary school at a public school - EMEF Moacyr Martins Pestana - in the rural area of ​​Conceição da Barra/Espírito Santo, based on a deeper understanding of reading and textual production that emphasizes the construction of critical thinking. The aim is to adapt strategies, based on existing methods, to broaden the reading perspective of students, based on a proposal to improve the level of reading, using diverse discursive genres with greater formal complexity, betting on the encounter with literature as a contribution to forging the subject as a reader and as an individual historically situated in society. The theoretical basis for this study will be based on premises from research on critical literacy, dialogism, creative writing and the formation of the literary reader, as addressed by scholars such as Bakhtin (2000), Paulo Freire (1970), Vigotsky (1993), Kock (1998), Teresa Colomer (2007), Zilberman (2009), Marcuschi (2011), Vincent Jouve (2012), Geraldi (2015), Solé (1998) Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and other relevant authors. The project is being structured based on a proposal for in-depth field research, exploring the concepts of literary literacy, reader formation and the teaching of reading and literature in the classroom. To this end, the methodology adopted will be anchored in the field of participatory research and qualitative investigations, being collaborative and interpretative, aligned with the approaches proposed by Bortoni Ricardo (2008) and Thiollent (1985). As analysis tools, data collection/production instruments were used to investigate the reading habits of the participants, field diaries to record observations, records of discussions in focus groups, classroom activities, circles and reading diaries. Therefore, the readings were carried out in class, followed by the application of didactic sequences with the objective of providing engagement with texts in a more complex way. This includes deepening the understanding of the ambiguities present in the works and the analysis of evidence that leads to more precise interpretations. Thus, it was found that reading, when mediated by the teacher and considering the subjectivity of the reader, has the potential to broaden the horizon of expectations of elementary school students, preparing them for the reading challenges they will encounter in high school and throughout their journey as citizens.