Temas sensíveis em Rabiscos, de Luís Dill, e a formação do leitor no ensino fundamental II

Ferrareis, Valdiene Rebonato (2025)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, pretende investigar como a literatura juvenil, materializada na obra Rabiscos, de Luís Dill, pode contribuir na abordagem de temas sensíveis da sociedade na formação do leitor no ensino fundamental II. Para isso, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada fundamentada nos procedimentos da pesquisa participante. Para embasamento teórico, esta pesquisa se ancora principalmente nos conceitos de Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007; 2011) sobre o desenvolvimento da literatura infantil no Brasil, João Luís Ceccantini (2010; 2018) e José Nicolau Gregorin Filho (2011; 2016; 2017), sobre o desenvolvimento da literatura juvenil no Brasil, Alice Áurea Penteado Martha (2009; 2011) e Diana Navas (2019) sobre os temas sensíveis da sociedade, José Nicolau Gregorin Filho (2011; 2016) sobre os termos “juventude” e “adolescência” e Maria Amélia Dalvi (2018) e María Teresa Andruetto (2017) sobre a relação entre literatura e sociedade. Com esse embasamento, foi desenvolvida e aplicada uma sequência de atividades em duas turmas do 7º ano da EEEFM Presidente Lüebke, de Vargem Alta-ES, com 54 estudantes participantes da pesquisa. A análise de dados evidenciou que é possível, por meio da mediação docente, estabelecer relações entre a obra Rabiscos e os temas sensíveis da sociedade, contribuindo para uma formação estética consistente no Ensino Fundamental II. Os resultados demonstraram que abordar temáticas sensíveis da sociedade, a partir de uma obra contemporânea como Rabiscos, proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora com o texto literário. A aplicação desta pesquisa proporcionou um espaço para a reflexão sobre os desafios contemporâneos, incentivando os alunos a adotar posturas mais ativas e conscientes em relação às questões sociais que os cercam. Entendemos que a mediação docente, realizada de forma intencional, foi determinante para possibilitar o desenvolvimento da leitura crítica, da apreciação estética e da autonomia intelectual entre os alunos. Como produto final, o material produzido na sequência de atividades foi organizado em formato de ebook, que poderá servir de apoio aos demais professores que pretendem proporcionar práticas de leitura crítica no contexto educacional, explorando o universo cotidiano e a complexidade da sociedade.

ABSTRACT: This research, part of the Professional Master's Degree in Literature – Profletras, from Ifes campus Vitória, is part of the “Literary Studies” research line. It aims to investigate how young adult literature, embodied in the work Rabiscos, by Luís Dill, can contribute to addressing sensitive issues in society in the formation of readers in elementary school II. To this end, we opted for a qualitative research approach, of an applied nature, based on participatory research procedures. For theoretical basis, this research is mainly anchored in the concepts of Marisa Lajolo and Regina Zilberman (2007; 2011) on the development of children's literature in Brazil, João Luís Ceccantini (2010; 2018) and José Nicolau Gregorin Filho (2011; 2016; 2017), on the development of young people's literature in Brazil, Alice Áurea Penteado Martha (2009; 2011) and Diana Navas (2019) on sensitive issues in society, José Nicolau Gregorin Filho (2011; 2016) on the terms “youth” and “adolescence” and Maria Amélia Dalvi (2018) and María Teresa Andruetto (2017) on the relationship between literature and society. Based on this, a sequence of activities was developed and implemented in two 7th grade classes at EEEFM Presidente Lüebke, in Vargem Alta-ES, with 54 students participating in the research. Data analysis showed that it is possible, through teacher mediation, to establish relationships between the work Rabiscos and sensitive issues in society, contributing to a consistent aesthetic education in Elementary School II. The results showed that addressing sensitive issues in society, based on a contemporary work such as Rabiscos, provided students with an enriching experience with the literary text. The application of this research provided a space for reflection on contemporary challenges, encouraging students to adopt more active and conscious attitudes towards the social issues that surround them. We understand that the intentional teacher mediation was crucial in enabling the development of critical reading, aesthetic appreciation and intellectual autonomy among students. As a final product, the material produced in the sequence of activities was organized in ebook format, which can serve as support for other teachers who intend to provide critical reading practices in the educational context, exploring the everyday universe and the complexity of society.