O fator de textualidade ‘intencionalidade’ no gênero campanha publicitária : (des)anunciando o padrão

Padovani, Michelle Colodete (2025)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Estudar o gênero campanha publicitária em sala de aula proporciona aos alunos uma leitura sobre a comunicação persuasiva. Assim, é importante que os estudantes do 9º ano saibam interpretar a junção do texto multimodal com a intencionalidade proposta. Este trabalho apresenta a regularidade da linguagem nos textos publicitários, refletindo sobre as potencialidades do fator de construção textual “intencionalidade” na perspectiva de construir/desconstruir o sentido do texto, a identificação de padrões sociais e intencionalidades nos textos publicitários, na aula de língua portuguesa, para aprimorar habilidades de interpretação e escrita e ajudar a construir o pensamento crítico. A partir de uma abordagem qualitativa, fez-se um diagnóstico de interpretação textual do gênero com enfoque na intencionalidade discursiva, dando continuidade com uma proposta de sequência didática abordando as características do gênero com base em textos de campanha publicitária, considerando a linguagem verbal e não verbal e, por fim, a produção textual de uma campanha publicitária com o suporte da tecnologia na plataforma digital Canva. O trabalho ancora-se no interacionismo sociodiscursivo “ISD” fundamentado por Jean Paul Bronckart (2009), além dos autores Ingedore Koch (2015), para embasar sobre a intencionalidade discursiva; Luiz Antônio Marcuschi (2008), como aporte teórico da linguística textual; passando sobre considerações de Mikhail Mikhailovitch Bakhtin (2011) sobre a linguagem dialógica; Lúcia Santaella (1983) para tratar da semiótica e por fim, o universo publicitário explicado por Armando Sant’anna (2005). Essa fundamentação teórica e a aplicabilidade da sequência didática proposta fortificou o conceito de intencionalidade discursiva já existente em alunos do 9º ano, ao produzirem textos de campanha publicitária de maneira harmoniosa, mobilizando a linguagem verbal e não verbal para alcançar a persuasão. A pesquisa resultou em um e-book educacional, que servirá de base para outros educadores, sobretudo no trabalho com estudo de texto com a utilização da mensagem publicitária

ABSTRACT: Studying the advertising campaign genre in the classroom provides students with an understanding of persuasive communication. Therefore, it is important that 9th grade students know how to interpret the combination of multimodal text with the proposed intentionality. This work presents the regularity of language in advertising texts, reflecting on the potential of the textual construction factor “intentionality” from the perspective of constructing/deconstructing the meaning of the text, identifying social patterns and intentions in advertising texts, in the Portuguese language class, to improve interpretation and writing skills and help build critical thinking. From a qualitative approach, a diagnosis of textual interpretation of the genre was made with a focus on discursive intentionality, continuing with a proposal for a didactic sequence addressing the characteristics of the genre based on advertising campaign texts, considering verbal and non-verbal language and, finally, the textual production of an advertising campaign with the support of technology on the digital platform Canva. The work is based on socio-discursive interactionism (ISD) founded by Jean Paul Bronckart (2009), in addition to the authors Ingedore Koch (2015), to support discursive intentionality; Luiz Antônio Marcuschi (2008), as a theoretical contribution to textual linguistics; going through considerations by Mikhail Mikhailovitch Bakhtin (2011) on dialogic language; Lúcia Santaella (1983) to deal with semiotics and finally, the advertising universe explained by Armando Sant’anna (2005). This theoretical foundation and the applicability of the proposed didactic sequence strengthened the concept of discursive intentionality already existing in 9th grade students, consequently, they produced advertising campaign texts in a harmonious way, mobilizing verbal and non-verbal language to achieve persuasion. The research resulted in an educational e-book, which will serve as a basis for other educators, especially in work with text study using the advertising message.