O ensino de geografia : possibilidades e desafios na percepção dos professores e alunos da escola municipal de ensino fundamental “Bom Sucesso”, município de São Mateus – ES

França, Leandro Santos de (2020-11-19)

tcc

A presente monografia tem como objetivo apresentar os resultados da análise investigativa e reflexiva sobre a metodologia de ensino dos professores e a consequente percepção dos alunos, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Sucesso, localizada no município de São Mateus – ES. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas, a aplicação de questionário misto para cinco alunos de quatro turmas do 6°, 7°, 8° e 9° anos, totalizando o número de 20 entrevistados, com questões abertas para os dois professores, sujeitos da pesquisa, que permitiram a observação participante de cinco aulas de cada um deles. Para a observação participante utilizou-se um diário de campo onde foram registrados: a metodologia, o tempo de cada atividade ou técnica, a capacidade de argumentação mediante perguntas, a reação do professor diante de situações de indisciplina, a participação e o comportamento dos alunos. A partir do que procurou-se sistematizar o processo de ensino e de aprendizagem, partindo-se das vivências acumuladas e que vinculam ensinante-aprendente, que pode contribuir para a construção de prática pedagógica mais produtiva para ambos. Para análise dos dados produzidos foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os dados coletados permitiram concluir que os professores têm se esforçado para promover aprendizagem significativa nos alunos, mas enfrentam problemas de estrutura e burocráticos que, na maioria das vezes, dificultam superar o modelo tradicional de ensino, e, os alunos gostam de Geografia, mas apontam a necessidade de técnicas mais dinâmicas como atividades extraclasse, aulas de campo, vídeos e maior uso de tecnologias da informação.


Collections: