A retextualização de gêneros textuais sob uma abordagem epilinguística: trabalhando leitura e escrita na escola
Dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa versa sobre escrita e leitura nos anos finais do Ensino Fundamental. Ela teve o objetivo de investigar um trabalho de incentivo à leitura por meio de operações de linguagem, focando na transformação de um texto ao reescrevê-lo em um gênero diferente. A intenção com esta pesquisa foi contribuir para que os alunos fizessem com criatividade, as operações de representação oral e escrita e exercitassem a autonomia linguística. Para isso, ancoramos a investigação em autores que dialogam com nossa proposta. Para abordar a epilinguagem, utilizamos as contribuições de Franchi (1991) e Rezende (2008). No que diz respeito ao tratamento do texto e do gênero, fundamentamo-nos nas obras de Koch (2009) e Koch e Elias (2020). Para discutir leitura e letramento literário, referimo-nos a Cosson (2009). Além disso, incluímos as perspectivas de Freire (2006), Ostrower (1987) e outros autores de referência nas áreas de leitura, linguagem e epilinguagem. Também fizemos referência à Base Nacional Comum Curricular de 2017. Iniciamos a pesquisa com duas atividades diagnósticas que serviram de base para a elaboração de outras oficinas para a investigação empírica. A pesquisa foi qualitativa, inspirada em princípios de uma pesquisa participante. O resultado mostrou que os alunos, inicialmente, liam apenas para cumprir uma atividade, depois passaram a ler mais, propondo releituras criativas e socializando informações. A pesquisa contribuiu ao fazer com que os alunos trabalhassem em equipe, despertando seu interesse pelas aulas e motivando práticas de leituras na escola e fora dela.
ABSTRACT: This research deals with writing and reading in the final years of Elementary School. It aimed to investigate a work to encourage reading through language operations, focusing on the transformation of a text by rewriting it in a different genre. The intention of this research was to contribute to the students to creatively perform the operations of oral and written representation and to exercise linguistic autonomy. To this end, we anchor the investigation in authors who dialogue with our proposal. To address epilanguage, we used the contributions of Franchi (1991) and Rezende (2008). With regard to the treatment of text and genre, we based ourselves on the works of Koch (2009) and Koch and Elias (2020). To discuss reading and literary literacy, we refer to Cosson (2009). In addition, we included the perspectives of Freire (2006), Ostrower (1987) and other reference authors in the areas of reading, language and epilanguage. We also referred to the 2017 National Common Curriculum Base. We began the research with two diagnostic activities that served as a basis for the elaboration of other workshops for empirical investigation. The research was qualitative, inspired by the principles of a participant research. The result showed that the students, initially, read only to fulfill an activity, then they started to read more, proposing creative rereadings and socializing information. The research contributed to making students work as a team, arousing interest in classes and motivating reading practices in school and outside it.
Redes Sociais