Campo, cidade e suas dualidades: políticas públicas de valorização da educação do campo e promoção social

Pena, Hugo (2019-11-28)

tcc

A pesquisa teve o intuito de analisar a transformação de três escolas da rede municipal de ensino de Vila Pavão (Espírito Santo, Brasil) que passaram a trabalhar com a linha freiriana dentro da perspectiva de uma política de educação do campo, que começa a ser implantada no município na década de 2000. O trabalho pode ser divido em duas grandes partes. A primeira consiste em uma reflexão teórica e conceitual com intuito de se compreender a importância de um modelo educacional diferenciado para o campesinato, tendo em vista o caráter urbanocêntrico da globalização, que acaba permeando também as instituições de ensino em geral, as quais tendem a reproduzir uma representação do campo e do conteúdo rural extremamente negativa, estigmatizada, o que tende a afetar negativamente a reprodução social do campesinato. A parte empírica do trabalho consiste em uma análise acerca de todo o processo de implementação do novo modelo educacional em Vila Pavão, com foco nos desafios encontrados, que foram diversos: falta de espaço físico adequado em algumas escolas, resistência por parte dos profissionais da educação ao trabalho na linha freiriana, com “temas geradores”, dentre outras, as quias foram agravados pela descontinuidade dessa política em gestões posteriores. Palavras-chave: Educação do Campo. Vila Pavão. Campesinato


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