Percepção da cidade e o potencial educativo do Mercado Popular da Vila Rubim em Vitória, ES

Sanches, Samira de Souza (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: A pesquisa a seguir articula o conceito de percepção da cidade ao processo de ensino-aprendizagem nas perspectivas do direito à cidade e da atividade de ensino como unidade formadora. Seu objetivo é defender a percepção do espaço associada à topofilia como um instrumento de ensino que contribui na formação de uma cidadania crítica e emancipatória e de um reencontro com a cultura popular local, podendo sua metodologia ser aplicada a outros espaços da cidade. A proposta foi testada e validada em curso de formação continuada de professores de 80 horas de duração desenvolvido por projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (GEPECH) do Ifes, ofertado gratuitamente em edital intitulado “Educação na cidade: percepção, contradições e sensibilidade na cidade de Vitória”. Participaram professores do ensino básico de diversas áreas interessados nas potencialidades pedagógicas da cidade e do entorno da escola para além dos roteiros turísticos e monumentos históricos. O local escolhido para colocar em prática a proposta pedagógica foi o tradicional mercado popular da Vila Rubim em Vitória-ES, em busca de valorização do potencial educativo deste espaço que hoje se encontra marginalizado e desvalorizado pelos agentes da cidade e pelas representações sociais midiáticas. O produto educativo do curso é o caderno de possibilidades pedagógicas “Vamos ao mercado? Percepção da cidade e o Mercado Popular da Vila Rubim em Vitória, ES” no formato ebook que foi validado junto aos professores cursistas.

ABSTRACT: This research articulates the concept of the perception of the city to the teaching-learning process from the perspective of having a right to the city, and the teaching activity as a forming unit. The objective of this study is to defend the perception of space associated with topophilia as a teaching tool that contributes to the formation of a critical and emancipatory citizenship, and a reencounter with the local popular culture, being adaptable in methodological terms and applicable to other spaces in the city. The proposal was tested and validated in an 80-hour teacher education course developed by an extension project of the City and Humanities Education Study and Research Group (GEPECH) of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), offered free of charge in a public notice entitled “Education in the city: perception, contradictions and sensitivity in the city of Vitória”. Elementary school teachers from all areas attended the course interested in the pedagogical potential of the city and the school surroundings besides the tourist routes and historical monuments. The chosen site to put the pedagogical proposal into practice was the traditional popular market of Vila Rubim in Vitória-ES, seeking enhancement of the educational potential of this area, which is now marginalized and devalued by the agents of the city and the social media representations. The educational product of the course is a pedagogical notebook “Let’s go to the market? Perception of the city and the popular market of Vila Rubim in Vitoria, ES” in e-book format that has been validated along with the teachers who participated in the course.


Collections: