A produção escrita na escola a partir de gêneros textuais que destacam o turismo local
Dissertação de mestrado
RESUMO: Por meio do trabalho com gêneros textuais, esta dissertação tem como propósito ampliar o interesse de alunos, especificamente do 9º ano do Ensino Fundamental, pela escrita mediante a elaboração de textos com função social – anúncio, folder e roteiro turístico –, os quais podem contribuir para a divulgação do turismo local e, consequentemente, para a valorização da região onde residem. Parte-se da hipótese de que a produção textual escolar baseada na realidade dos educandos, com um objetivo claro e um público-alvo estimado de leitores, numa ação concreta de interação social, pode ser mais eficaz do que a produção de gêneros pouco usados no cotidiano, com os quais os estudantes não têm muito contato ou não reconhecem uma utilização prática. À vista disso, o referencial teórico sobre gêneros textuais está fundamentado nas concepções de autores como Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Köche e Marinello (2008), Geraldi (2012), Costa (2022), entre outros. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo apoiado na pesquisa-ação (Thiollent, 1986), em que todos os sujeitos (nesse caso, professora-pesquisadora e alunos) são envolvidos de modo participativo e cooperativo. Além de aplicar um questionário (inicial) cujo foco era analisar o perfil de escrita dos discentes, foi elaborada e implementada uma sequência didática. Esta, por sua vez, segue as orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com atividades propositivas para a produção de gêneros textuais associados ao contexto turístico, dando origem a um produto educacional, em forma de e-book, que servirá como apoio aos docentes que desejem trabalhar o tema em suas escolas. Ao final, com o intuito de verificar os efeitos das atividades trabalhadas, os aprendizes responderam ao questionário final. Os resultados demonstraram que o trabalho com gêneros textuais possibilitou aos alunos o desenvolvimento da escrita, o aumento de repertório de textos e a ampliação do conhecimento acerca do turismo local. Ademais, a pesquisa oportunizou a confecção de um e-book com os textos feitos em sala de aula, o qual será enviado à Secretaria de Turismo do município de Marechal Floriano e aos locais usados na construção da escrita.
ABSTRACT: This master’s thesis aimed to increase 9th-grade students’ interest in writing using textual genres, specifically, students created texts with a social function – advertisements, folders, and tourist itineraries. These texts can contribute to local tourism promotion and, consequently, enhance the value of their residing region. The hypothesis is that school text production, grounded in students' reality, with a clear objective and a targeted readership, is more effective. This approach, rooted in concrete social interaction, surpasses the production of genres seldom used in daily life, in which the students do not recognize a practical use. The theoretical framework on textual genres draws from authors such as Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Köche and Marinello (2008), Geraldi (2012), Costa (2022), and others. Methodologically, this is a qualitative study based on action research (Thiollent, 1986). All subjects – teacher-researcher and students – participated cooperatively. Data collection included initial and final questionnaires to assess student interest in writing. Additionally, a didactic sequence, following Dolz et al. (2004), was developed and implemented. This sequence featured activities for producing tourism-related textual genres, resulting in an educational product: an e-book. This e-book will support teachers who wish to explore this theme in their classrooms. Results indicate that working with textual genres enhanced students’ writing skills, expanded their textual repertoire, and increased their knowledge of local tourism. Furthermore, the research led to the creation of an e-book containing classroom-produced texts. This e-book will be submitted to the Municipal Department of Tourism of Marechal Floriano and to the sites featured in the writing activities.
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