Retextualização de relatos de mulheres negras em histórias em quadrinhos para alunos de ensino fundamental
Dissertação de mestrado
RESUMO: Este trabalho objetiva averiguar o potencial da retextualização de narrativas orais de mulheres negras protagonistas em forma de história em quadrinhos (HQ) para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, estudantes da EMEF Otto Ewald Júnior, localizada em Itararé, no município de Vitória - ES. A proposta era promover a conscientização sobre a igualdade racial. Para tanto, fez-se necessário buscar estimular a criança para o autoconhecimento, motivando, por meio de um trabalho coletivo, a apreciação da sua imagem, da beleza de sua cor e de suas habilidades, minando o sentimento de inferioridade e maximizando o sentimento de valorização. Partindo desse pressuposto, surgiu o interesse de desenvolver a pesquisa para comprovar a hipótese de que a proposta de retextualização de narrativas orais de mulheres negras, professoras da comunidade escolar da qual o educando faz parte, contribui para melhorar o interesse do aluno e de sua escrita, fomentando tanto a autoestima quanto o respeito à diversidade racial. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e os instrumentos de coleta foram as entrevistas de professoras negras, a fim de compreender sua trajetória, destacando as formas de ver a vida, com as diversas limitações comuns às professoras negras, como o preconceito racial. Também foram utilizados dois questionários iniciais, um para identificar a motivação do aluno para a escrita em quadrinhos e os conhecimentos prévios sobre o gênero HQ, relacionando à temática étnico-racial, e o outro para verificar o nível de consciência acerca da igualdade racial, bem como o contexto sociocultural em que o estudante está inserido. Foi aplicado um último questionário para verificar se a hipótese levantada se confirmou após a aplicação de atividades que privilegiem a retextualização. A fundamentação teórica sobre os gêneros discursivos, a retextualização, a produção escrita e a igualdade racial se valeu, dentre outros autores, dos estudos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2010; 2011), Antunes (2005; 2009), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2014), Solé (1998), Mendonça (2005), Bosi (1994), Cavalleiro (2023), Almeida (2019), bell hooks (2021), Ribeiro (2017), Benjamim (1987), Gonzalez (1884-1988) e na Lei nº 10.639/2003. Como resultado, observou-se que a relação dialógica entre as narrativas de mulheres negras inspiradoras e a consciência da própria realidade dos estudantes contribuiu para o fortalecimento da autoestima, o combate ao preconceito racial e o desenvolvimento de habilidades de produção textual. Além disso, foi desenvolvido um caderno pedagógico, em formato de e-book, com sugestões de estratégias que oportunizam o trabalho docente com a escrita.
ABSTRACT: This study aims to investigate the potential of retextualizing oral narratives of Black women protagonists into comic book format for fifth-grade students at EMEF Otto Ewald Júnior, located in Itararé, Vitória - ES. The proposal sought to promote awareness of racial equality. To this end, it was necessary to encourage children's self-knowledge, motivating them, through collective work, to appreciate their image, the beauty of their skin color, and their abilities—undermining feelings of inferiority and fostering self-worth. Based on this premise, the research was developed to test the hypothesis that the retextualization of narratives from Black women teachers within the students’ school community contributes to enhancing student interest in writing, while also fostering self-esteem and respect for racial diversity. The study employs a qualitative, action-research methodology, using interviews with Black female teachers to understand their experiences and perspectives, highlighting the challenges they face, such as racial prejudice. Additionally, two initial questionnaires were used: one to assess student motivation for writing comic strips and their prior knowledge of the comic book genre in relation to ethnic-racial themes, and another to evaluate students’ awareness of racial equality and their sociocultural context. A final questionnaire was applied to verify whether the initial hypothesis was confirmed after implementing activities focused on retextualization. The theoretical framework on discourse genres, retextualization, writing production, and racial equality draws upon the works of Bakhtin (1997), Marcuschi (2010; 2011), Antunes (2005; 2009), Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004), Koch and Elias (2014), Solé (1998), Mendonça (2005), Bosi (1994), Cavalleiro (2023), Almeida (2019), bell hooks (2021), Ribeiro (2017), Benjamim (1987), Gonzalez (1884-1988), and Law No. 10.639/2003. As a result, it was observed that the dialogic relationship between the inspiring narratives of Black women and students' awareness of their own reality contributed to strengthening self-esteem, combating racial prejudice, and developing writing skills. Furthermore, a pedagogical guide was developed in e-book format, offering suggested strategies to support teachers in their writing instruction.
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