Importância do feedback no processo ensino-aprendizagem na visão dos discentes

Baptestini, Júlio Cezar Machado (2022)

tcc

O ensino é uma atividade que tem a função de preparar pessoas para o futuro, tornando possível o desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimento. São inúmeros os fatores que podem interferir na qualidade da educação e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Dado que a avaliação é uma parte de suma importância no processo ensino-aprendizagem, ela deve ser praticada de forma que atenda as demandas dos alunos e professores. Um feedback mais rápido ajuda os alunos a se prepararem melhor para avaliações futuras e até mesmo os ajuda a entender melhor aquilo que não foi aprendido de um certo conteúdo já avaliado, uma vez que esse conteúdo ainda não “esfriou”. O objetivo deste trabalho foi discutir como o feedback dado pelos professores em relação às atividades desenvolvidas pelos alunos interfere no aprendizado sob o ponto de vista motivacional. Para o desenvolvimento deste estudo, foi aplicado para turmas do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio um formulário do tipo Google Forms com questões que possibilitasse aos alunos responderem de que forma o atraso no feedback das atividades propostas pelos professores interferem na motivação, níveis de ansiedade e desempenho dos mesmos. A análise dos resultados permitiu observar que o atraso no feedback promove nos alunos um alto nível de ansiedade, dificulta um direcionamento dos estudos, dificulta a concentração e o interesse nas aulas, diminui a motivação e, consequentemente, prejudica a aprendizagem.


Collections: