Africanidades : formação continuada para professores do ensino fundamental – anos iniciais

Peixoto, Márcia Maria Silva (2019)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa procurou investigar quais as necessidades formativas para a Educação das Relações Étnico-raciais, no campo das Africanidades brasileiras e História da África, junto aos docentes que se tornaram sujeitos de nossa pesquisa e atuam como professores regentes de classe e de áreas específicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, desenvolvemos a princípio um estudo e investigação teórico, científico e metodológico sobre as proposições que julgamos pertinentes a formação docente, bem como, utilizamos a abordagem temática das Africanidades, em especial as brasileiras. Por meio dela, discutimos de forma crítica, ações de combate ao racismo em nossa vivência escolar e em nossa prática social. Neste sentido, procuramos atender aos objetivos elencados no projeto de pesquisa por meio da sistematização da proposta formativa continuada sobre as Africanidades Brasileiras com pontuações e eixos temáticos que foram desenvolvidos no intuito de atender as demandas formativas que se aliem a Educação para as Relações Étnicoraciais, e que atuem de forma crítica, reflexiva e emancipatória. Os referenciais teóricos selecionados como arcabouço desta pesquisa incluem autores como Anderson Ribeiro Oliva, Demerval Saviani, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, entre outros, que convergiram na perspectiva crítica e reflexiva, e contribuíram para os processos formativos de modo específico embasando as atividades de estudo e o movimento educativo nas etapas da pesquisa e da formação continuada ofertada aos professores. Serão apresentados, ainda, os percursos metodológicos da pesquisa colaborativa fundamentada no fazer docente, bem como a caracterização da formação continuada e do livreto de material educativo.

ABSTRACT: This research aimed to investigate the formative needs for theEducation of Ethnic-Racial Relations, in the field of Brazilian Africanities and History of Africa, with the teachers who became subjects of our research and act as teachers of class and specific areas in the Years. Elementary School Initials. Thus, at first, we developed a theoretical, scientific and methodological study and research on the propositions that we consider pertinent to the teacher formation, as well as, using the thematic approach of the Africanities, especially the Brazilian ones. Through it, we critically discuss actions to combat racism in our school experience and in our social practice. In this sense, we seek to meet the objectives listed in the research project by systematizing the continuing formative proposal on Brazilian Africanitieswith scores and thematic axes that were developed in order to meet the formative demands that combine Education for Ethnic-Racial Relations, and that act in a critical, reflexive and emancipatory manner. The theoretical frameworks selected as the framework of this research include authors such as Anderson Ribeiro Oliva, Demerval Saviani, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves and Silva, among others, who converged on the critical and reflective perspective, and contributed to theformative processes in such a way. Specific basis of study activities and the educational movement in the stages of research and continuing education offered to teachers. The methodological pathways of collaborative research based on teaching practice will be presented, as well as the characterization of continuing education and the booklet of educational material.


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