Literatura infantojuvenil e a formação docente para a educação das relações étnico-raciais
Dissertação de mestrado
RESUMO: O trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Vitória. Ele problematiza questões relacionadas à literatura infantojuvenil e à construção de identidade étnico-racial do (a) estudante negro. Diante disso, objetivamos com esse trabalho possibilitar a reflexão sobre as relações étnico-raciais na educação formal, por meio de temas como literatura afro-brasileira, tendo em vista a necessidade de combate a racismos e preconceitos presentes no cotidiano escolar e a ressignificação das práticas docentes. Esse objetivo partiu de reflexões que levaram a pesquisadora a pensar o papel do professor no processo de um ensino que não seja discriminatório. Para tanto, pautamo-nos na dialogicidade, reflexividade, colaboração e coprodução de conhecimentos, pressupostos abarcados pela metodologia da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). Como suporte teórico, recorremos prioritariamente a fontes de estudo de Kabengele Munanga, que discute a identidade negra no Brasil; Paulo Freire para compreendermos a importância do diálogo e reflexão sobre as práticas educativas; Eliane Cavalleiro, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva com a temática da diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira e Ligia Cademartori e Regina Zilberman que tratam da literatura. Portanto, buscamos compreender, através das narrativas dos cursistas, quais possíveis transformações se deram em sua prática pedagógica a partir do desenvolvimento do curso de formação com foco na educação para as relações étnico-raciais. Por se tratar de um mestrado profissional, além da realização da formação, resulta deste processo investigativo um produto educativo em formato de ebook, constituindo um material textual que visa a inspirar práticas educativas destinadas aos profissionais da educação. Como resultado, foi possível constatar que os professores, por meio de discussões e análises de obras de literatura infantojuvenil, roblematizaram suas práticas docentes e desenvolveram um olhar mais crítico e atualizado no que tange à atuação docente comprometida com a educação para as relações étnico-raciais, bem como buscaram identificar, analisar e propor possíveis soluções para o enfrentamento ao racismo, preconceito e discriminação no âmbito escolar.
ABSTRACT: The work presented here is part of the line of research for Teacher Education in the Graduate Program in Humanities Teaching at the Federal Institute of Espírito Santo - IFES, campus Vitória. He questions issues related to children's literature and the construction of ethnic-racial identity of the black student. Given this, we aim with this work to enable reflection on ethnic-racial relations in formal education, through themes such as Afro-Brazilian literature, in view of the need to combat racism and prejudice present in school daily life and the redefinition of practices teachers. This objective started from reflections that led the researcher to think about the teacher's role in the teaching process that is not discriminatory. For this, we are guided by dialogicity, reflexivity, collaboration and co-production of knowledge, assumptions covered by the methodology of collaborative research (IBIAPINA, 2008). As a theoretical support, we primarily resort to sources of study by Kabengele Munanga, who discusses black identity in Brazil; Paulo Freire to understand the importance of dialogue and reflection on educational practices; Eliane Cavalleiro, Nilma Lino Gomes and Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva with the theme of ethnic-racial diversity, inclusion and equity in Brazilian education and Ligia Cademartori and Regina Zilberman who deal with literature. Therefore, we seek to understand, through the narratives of the students, what possible changes have occurred in their pedagogical practice from the development of the training course with a focus on education for ethnic-racial relations. As it is a professional master's degree, in addition to training, an educational product in ebook format results from this investigative process, constituting textual material that aims to inspire educational practices aimed at education professionals. As a result, it was possible to verify that the teachers, through discussions and analysis of works of children's literature, problematized their teaching practices and developed a more critical and updated view regarding the teaching performance committed to education for ethnic-racial relations , as well as sought to identify, analyze and propose possible solutions to tackle racism, prejudice and discrimination in the school environment.
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