O desenvolvimento da aprendizagem através de jogos e brincadeiras na educação especial inclusiva

Sousa, Sônia Maria Gomes de (2024-12-09)

tcc

O plano de intervenção "O Desenvolvimento da Aprendizagem através de Jogos e Brincadeiras na Educação Especial Inclusiva" visa formar professores para utilizar jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas na educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O foco é promover a interação social e a permanência dos alunos em sala de aula, abordando as dificuldades típicas desses estudantes, como a comunicação e o engajamento. Para isso, o plano propõe a realização de oficinas práticas, nas quais os professores serão ajudados a criar e adaptar jogos utilizando materiais recicláveis, tornando o ambiente de aprendizagem mais acessível e inclusivo. As oficinas também proporcionam um espaço para a discussão de estratégias pedagógicas que favoreçam a inclusão, além de promover o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos alunos com TEA. O processo de avaliação será contínuo, com a observação do impacto das atividades na interação e participação dos alunos, permitindo ajustes conforme necessário. O acompanhamento incluirá a coleta de relatos dos professores, garantindo que as práticas estejam atingindo os objetivos de promover a interação entre os alunos com TEA e seus colegas, além da melhoria na participação e no desenvolvimento acadêmico. A avaliação contínua possibilitará ajustes no processo, reforçando a importância de práticas pedagógicas flexíveis e eficazes. Além disso, o plano visa fortalecer as competências dos professores no uso de jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas, ajudando-os a criar um ambiente mais estimulante e inclusivo para todos os alunos. Ao integrar o uso de jogos adaptados. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, analisando as experiências dos participantes e os impactos nas práticas pedagógicas. Foi dada ênfase às percepções de professores e familiares sobre a implementação das atividades. Os resultados indicaram maior interação social, redução de comportamentos desafiadores e avanços na comunicação dos alunos, promovendo seu engajamento escolar. Esse estudo reforça a importância das práticas lúdicas no desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos com TEA (Santos; Tavares, 2014). Palavras-chave: Práticas Educativas. Transtorno do Espectro Autista. Interação Social. Comunicação. Inclusão escolar.

ABSTRACT The intervention plan "The Development of Learning through Games and Play in Inclusive Special Education" aims to train teachers to use games and play as pedagogical tools for educating students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The main objective is to promote social interaction and ensure students remain engaged in the classroom, addressing common challenges such as communication and participation. The plan includes practical workshops where teachers are supported in creating and adapting games using recyclable materials, fostering a more inclusive and accessible learning environment. These workshops also serve as a platform for discussing inclusive pedagogical strategies while encouraging the development of social and emotional skills in students with ASD. A continuous evaluation process monitors the impact of the activities on students' interaction and participation, allowing adjustments as needed. Teachers' feedback is also collected to ensure that the practices meet the goals of enhancing interaction among students with ASD and their peers, as well as improving participation and academic development. This evaluation emphasizes the importance of flexible and effective teaching practices. Additionally, the plan strengthens teachers’ competencies in using games and play to create more stimulating and inclusive classroom environments. The research adopted a qualitative and exploratory approach, analyzing participants’ experiences and the impacts on pedagogical practices. Emphasis was placed on teachers' and families' perceptions of the activities. The results indicated increased social interaction, a reduction in challenging behaviors, and improvements in students’ communication, fostering greater school engagement. This study highlights the significance of playful practices in promoting the cognitive, motor, social, and emotional development of students with ASD (Santos; Tavares, 2014). Keywords: Educational Practices. Autism Spectrum Disorder. Social Interaction. Communication. School Inclusion.


Collections: