A educação ambiental na última versão da base nacional comum curricular para o ensino médio
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Educação Ambiental tornou-se um tema indispensável a ser abordado de forma mais ampla no contexto educativo escolar, tendo em vista o cenário de emergência de ações mais efetivas no combate aos problemas ambientais. A Base Nacional Comum Curricular passa a ser um documento normativo obrigatório, que define aprendizagens comuns para a elaboração dos currículos de todas as escolas públicas e privadas do País. O presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção da temática dentro da última versão da BNCC do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de análise documental e bibliográfica. Como metodologia, utilizamos o sistema de busca no documento através de palavras-chave ligadas ao tema ambiental, e posterior análise do contexto dessa inserção. Após análise dos dados, percebemos que a temática da Educação Ambiental está inserida no documento, no entanto, no geral, aparece de forma genérica, não contribuindo para uma abordagem mais ampla, transversal e integradora conforme a BNCC se propõe.
ABSTRACT: Environmental Education has become an indispensable theme to be approached more broadly in the school educational context, in view of the emergence of more effective actions to combat environmental problems. The Common National Curriculum Base becomes a mandatory normative document, which defines common learning for the elaboration of the curricula of all public and private schools in the country. The present work aims to analyze the insertion of the theme within the latest version of High school. It is an exploratory research, documentary and bibliographic analysis. As a methodology, we use the search system in the document using keywords linked to the environmental theme, and subsequent analysis of the context of this insertion. After analyzing the data, we realized that the theme of Environmental Education is included in the document, however, in general, it appears in a generic way, not contributing to a broader, transversal and integrative approach as proposed by the BNCC.
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