Contribuições aos saberes em inclusão escolar dos profissionais que atuam nos Núcleos de Atendimento às Necessidades Específicas (NAPNEs)
Dissertação de mestrado
RESUMO: Este artigo teve por objetivo geral analisar o que são considerados saberes em inclusão escolar, conhecimentos, formais e informais, sobre as práticas de inclusão escolar de pessoas da educação especial, aprendidos e compartilhados em espaços formais e não formais de educação. Para isso, foram realizadas entrevistas com profissionais que atuavam em salas inclusivas e no NAPNE do Instituto Federal de Brasília-IFB, campus Brasília, em julho de 2019. A pesquisa se orientou pela metodologia de estudo de caso, de caráter qualitativo, exploratório, sobre diferentes formas: a revisão bibliográfica, a observação participante, a entrevista semiestruturada e o questionário on-line. Os dados foram estudados, pela perspectiva da análise de conteúdos, defendidos por Bardin. Eles demostraram que a aquisição de saberes em inclusão escolar contempla conhecimentos científicos e informais, advindos do estudo, da prática, da interação com a comunidade escolar, assim como as redes de apoio à inclusão escolar- internas e externas ao contexto escolar. No entanto, entre suas conclusões, a pesquisa mostra que tais saberes e articulações não promovem isoladamente a efetivação da inclusão escolar, se, ao lado destes, também não forem incorporadas na formação inicial/continuada, e na disseminação em toda comunidade escolar, a habilidade da atitude e da empatia, aqui designados pela terminologia “atitude empática”. A pesquisa resultou no desenvolvimento de um produto educacional, um guia, aplicado e validado por alguns dos profissionais inclusivos que atuam no NAPNE do campus Brasília. Este guia visa subsidiar a capacitação dos profissionais e de toda comunidade escolar do IFB. Com estas contribuições, espera-se que sejam combatidos atos de procrastinação e negligência, que se constituem, entre outras, em barreiras atitudinais que dificultam a efetivação do processo de inclusão escolar no campus Brasília.
RESUMEN: Este articulo tuvo como objetivo general el análisis de lo que son considerados saberes en inclusión escolar, conocimientos, formales e informales, sobre las prácticas de inclusión escolar de personas que conforman el grupo de la educación especial, aprendidos y compartidos en contextos formales e no formales de educación. Para ello, fueran realizadas entrevistas con profesionales que actuaban en clases inclusivas en el NAPNE del campus de Brasilia del IFB en julio de 2019. La pesquisa se orientó por la metodología de estudio de caso, de carácter cualitativo, exploratorio, en diferentes formas: la revisión bibliográfica, la observación participativa, la entrevista semiestructurada y la encuesta on-line. Los datos fueron estudiados, según la perspectiva del análisis de contenidos, defendidos por Bardin. Los datos analizados demuestran que la adquisición de saberes en inclusión escolar contempla conocimientos científicos e informales, advenidos del estudio, de la práctica, y de la interactuación con la comunidad escolar, con las redes de apoyo a inclusión y también fuera del contexto escolar. Sin embargo, entre sus conclusiones, la pesquisa muestra que tales saberes y articulaciones no promueven aisladamente la efectividad de la inclusión escolar, si, a su lado, no sean introyectadas en la formación inicial/continua, y en la diseminación en toda comunidad escolar, la habilidad de la actitud y de la empatía, aquí designados por la terminología “actitud empática”. La pesquisa resultó en el desarrollo de un producto educacional, un guía, aplicado y validado por algunos profesionales que actúan en el NAPNE del campus Brasília, que visa subsidiar la capacitación de los profesionales y de toda la comunidad del IFB. Con estas contribuciones, se espera que sean combatidos los actos de procrastinación y negligencia, que se constituyen, entre otras, en barreras actitudinales, que dificultan la efectividad del proceso de inclusión escolar en el campus Brasília.
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