A formação de professores para a inclusão de alunos com autismo na escola regular

Vieira, Euziléia Pessoa (2024)

tcc

O presente trabalho tem como objetivo investigar a formação de professores para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular. A inclusão escolar, enquanto princípio fundamental da educação inclusiva exige uma preparação docente adequada para atender às necessidades específicas dos alunos com TEA, promovendo uma aprendizagem efetiva e equitativa. Para isso, foram delineados os seguintes objetivos específicos: investigar as abordagens atuais na formação inicial de professores relacionadas à inclusão de alunos com TEA e avaliar como essas abordagens preparam os docentes; examinar as práticas pedagógicas adotadas por professores no contexto de inclusão, observando sua eficácia e os desafios enfrentados; e propor recomendações para o aprimoramento da formação docente, de modo a potencializar a educação inclusiva. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e análise documental, além de entrevistas com professores da educação básica. Os resultados evidenciam lacunas na formação inicial e continuada, indicando a necessidade de práticas pedagógicas mais inclusivas e de estratégias formativas que contemplem a diversidade. Conclui-se que a formação docente é essencial para garantir a inclusão de alunos com TEA e que políticas educacionais mais robustas são necessárias para assegurar a implementação efetiva da inclusão escolar.

This study aims to investigate teacher training for the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular schools. School inclusion, as a fundamental principle of inclusive education, requires adequate teacher preparation to meet the specific needs of students with ASD, promoting effective and equitable learning. To this end, the following specific objectives were outlined: to investigate current approaches in initial teacher training related to the inclusion of students with ASD and assess how these approaches prepare teachers; to examine the pedagogical practices adopted by teachers in the context of inclusion, analyzing their effectiveness and the challenges faced; and to propose recommendations for improving teacher training to enhance inclusive education. The research adopts a qualitative approach, involving a literature review, document analysis, and interviews with primary and secondary education teachers. The findings highlight gaps in both initial and continuing teacher education, underscoring the need for more inclusive pedagogical practices and training strategies that address diversity. The study concludes that teacher training is essential to ensuring the inclusion of students with ASD and that more robust educational policies are necessary to effectively implement school inclusion.


Collections: