Formação de professores do campo em tecnologias digitais por meio do letramento digital, coletividade e emancipação no ensino fundamental

Stein, Sabrina (2019)

dissertacao de mestrado

RESUMO: Este trabalho apresenta uma pesquisa vinculada à linha de investigação “Formação de professores” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória. Ele se justifica pela necessidade de trabalhar com professores das escolas do campo, numa perspectiva de aproximar os saberes campesinos que norteiam a escola com algumas ferramentas disponíveis através das tecnologias digitais para o ensino numa perspectiva de letramento digital. Dessa forma compreende-se que os espaços campesinos são potencialmente educativos e por meio do diálogo, é possível uma formação que contribua para essa interação, trazendo nesse entremeio práticas que visam o uso da tecnologia digital na constituição do saber. Essa pesquisa está pautada nos princípios da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire que defende que a formação do professor acontece de modo coletivo, por meio de partilhas de experiências mediadas pelo diálogo, de modo a promover uma reflexão sobre a práxis. Alinhada a esses pressupostos, a opção metodológica está pautada na pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa colaborativa de acordo com Ibiapina (2008), que presume a coprodução de saberes mediante a colaboração e ao diálogo. Assim, busca-se responder: Como as tecnologias digitais podem contribuir para a formação do professor do campo de modo a potencializar o seu trabalho pedagógico com os alunos campesinos da EMEF Aracê? Para tanto, essa formação foi construída aos pares, no diálogo entre os professores campesinos para que puderam experimentar a oportunidade de partilhar suas experiências pedagógicas quanto ao uso e aplicabilidade das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem. O foco da pesquisa é o desenvolvimento de uma formação continuada por meio de grupos de estudos presenciais e atividades não presencias para complementação da formação, visando à promoção de diálogos e reflexões para que se crie um ambiente favorável, na qual os professores fizeram o entrelaçamento entre a educação do campo e as tecnologias digitais para o ensino numa perspectiva de letramento digital. A pesquisa traz como principais teóricos Freire (1991, 1996, 2016); Arroyo (2009, 2012), Kenski (2012) e Moran (2013). Como forma de sistematizar todo esse percorrer formativo, construiu-se coletivamente um Caderno de Formação em formato de e-book, contento o percurso formativo e as contribuições das professoras campesinas por meio de sugestões de atividades que foram realizadas com o uso do software Cmap Tools e editores de vídeos.


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