BridgeIn@ : o universal design for learning e o design inclusivo na construção de uma proposta metodológica projetual para o designer que atua na educação a distância

Xavier, Aline Freitas da Silva (2020)

Tese de doutorado

RESUMO: O problema central desta pesquisa provém da necessidade de se propor um método projetual que tenha como ênfase o Universal Design for Learning e o Design Inclusivo e cujo foco seja a Educação a Distância. Para contribuir com a resolução deste problema os seguintes objetivos específicos foram definidos: analisar as contribuições do Universal Design for Learning que podem ser inseridas no método; compreender os princípios do design inclusivo e como eles podem contribuir com o resultado do método; esclarecer as diferenças conceituais entre Design for All, Universal Design, Design Inclusivo e Universal Design for Learning; elaborar, aplicar e avaliar o método; e contribuir para o processo de inclusão na Educação a Distância. Para desenvolver esta pesquisa foram definidos os procedimentos metodológicos, cuja caracterização geral é de sua natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos esses foram descritivos e explicativos, já seus procedimentos técnicos são definidos como pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Para responder o problema de pesquisa foram definidas quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvida com pesquisa bibliográfica; desenvolvimento do método; aplicação, avaliação e validação do método, sendo que nessa etapa foram aplicados três testes: teste piloto, workshop e teste da pesquisadora, este para identificar os problemas e erros importantes a serem ajustados no método e nas ferramentas que o compõem; e, por fim, a última etapa de desenho da versão final validada do método. Verificou-se como resultado que é possível estabelecer uma relação entre "Universal Design for Learning" – "Educação a Distância” e – "Design Inclusivo". Os desfechos, desse modo, mostram que é possível para o designer que atua na EaD desenvolver um recurso educacional com o método que foi denominado BridgeIn@, que é a ponte que estabelece o encontro entre os diversos atores que envolve o contexto de produção de recursos educacionais para a Educação a Distância – designer, professor e aluno, além de conhecimentos, conteúdos e conceitos de diferentes áreas de conhecimentos, como educação e design, buscando com isso contribuir com o processo de inclusão no desenvolvimentos de recursos educacionais e consequentemente no processo de ensino aprendizagem. E como fruto deste resultado, a pesquisa disponibiliza o método validado, pronto para ser utilizado por designers e, até mesmo, pelos demais profissionais da educação que atuam na Educação a Distância e que desenvolvem seus próprios recursos educacionais.

ABSTRACT: The central problem of this research comes from the need to propose a design method that emphasizes Universal Design for Learning and Inclusive Design and whose focus is Distance Education. To contribute to the resolu?on of this problem, the following specific objectives were defined: to analyze the contributions of Universal Design for Learning that can be inserted in the method; understand the principles of inclusive design and how they can contribute to the outcome of the method; clarify the conceptual differences between Design for All, Universal Design, Inclusive Design and Universal Design for Learning; develop, apply and evaluate the method; and contribute to the process of inclusion in Distance Educa?on. To develop this research, methodological procedures were defined, whose general characterization is of its applied nature and of a qualitative approach. As for their objectives, these were descriptive and explanatory, whereas their technical procedures are defined as bibliographic research and field study. To answer the research problem, four steps were defined: literature review, developed with bibliographic research; method development; application, evaluation and validation of the method, and in this stage three tests were applied: pilot test, workshop and test of the researcher, this one to identify the important problems and errors to be adjusted in the method and in the tools that compose it; and, finally, the last stage of drawing the final validated version of the method. As a result, it was found that it is possible to establish a relationship between "Universal Design for Learning" - "Distance Educa?on" and - "Inclusive Design". The outcomes, thus, show that it is possible for the designer who works in Distance Educa?on to develop a educa?onal resource with the method that was called BridgeIn @, which is the bridge that establishes the meeting between the various actors that involves the context of production of educa?onal resources for Distance Education - designer, teacher and student, in addition to knowledge, content and concepts from different areas of knowledge, such as educa?on and design, seeking to contribute to the inclusion process in the development of educational resources and, consequently, in the teaching-learning process, and as a result of this result, the research provides the validated method, ready to be used by designers and even by other education professionals working in Distance Education and developing their own resources educational.