Estudo do arranjo geral de embarcações de pesca com espinhel / isca viva construídas no litoral sul do Espírito Santo

Santos, Amanda Soares dos (2019)

RESUMO: A origem do pescado brasileiro é principalmente da pesca extrativa. As embarcações de pesca do Espírito Santo, em sua maioria, são construídas em madeira e sem projeto prévio detalhado ou um acompanhamento técnico especializado. Sua construção baseia-se em geral, apenas nos conhecimentos dos construtores artesanais, o que tende a não estimular avanços tecnológicos relacionados com a melhoria das condições de operação, desempenho e uso racional dos espaços das embarcações pesqueiras. Assim, o intuito deste trabalho foi analisar o arranjo geral das embarcações de pesca com espinhel / isca viva, compreender sua distribuição interna e identificar possíveis melhorias no arranjo geral. A coleta de dados foi realizada a partir de visitas em estaleiros dos municípios de Piúma e Itapemirim, localizados na região do litoral sul do Espírito Santo, e os compartimentos das embarcações foram medidos para o desenvolvimento deste estudo. Foram analisadas quatro embarcações com arqueação bruta maior do que 50, verificado se a capacidade dos tanques de combustível em cada embarcação eram compatíveis com a necessidade da atividade, e a partir desse excesso de espaço, foi proposto aumentar a urna, que possibilitaria o aumento da arqueação líquida destas embarcações, e uma melhoria do acondicionamento do pescado a bordo. Dentre os resultados, em uma das embarcações, a arqueação líquida pôde ser aumentada em até 94%, sem prejudicar a estabilidade. O que foi possível observar em todos os casos, é que as embarcações não são projetadas antes da construção de forma que se utilize todo o espaço de forma eficiente, o que está ocasionando consequentemente um erro na previsão do tamanho dos tanques de combustível. Ao final, é realizado uma análise prévia de uma possível melhoria econômica na venda do pescado, com o aumento de qualidade no transporte a bordo.

ABSTRACT: The origin of Brazilian fish is mainly from extractive fishing. Most of Espírito Santo fishing boats are made of wood and without detailed prior design or specialized technical support. The boat construction is generally based only on the knowledge of artisanal builders, which tends not to stimulate technological advances related to the improvement of operating conditions, performance and rational use of fishing boat spaces. The purpose of this work was to analyze the general arrangement of longline / live bait fishing boats, to understand their internal distribution and to identify possible improvements in the general arrangement. The data were collected by shipyard visits in the municipalities of Piúma and Itapemirim, located in the southern coast of Espírito Santo, and the boat compartments were measured. Four vessels with a gross tonnage greater than 50 were analyzed, checking if the capacity of the fuel tanks in each boat were compatible with the need for the activity, and from this unused space, it was proposed to increase the cargo hold, which would improve the quality of the fish on board and also the increase in net tonnage of these boat. Among the results, in one of the boat, the net tonnage could be increased by up to 94%, without affecting the boat stability. What was observed in all cases is that the boats are not designed prior to construction so the space is used inefficiently, which is consequently causing an error in predicting the size of fuel tanks. At the end, a prior analysis is made to a possible economic improvement in the sale of fish, with the increase in quality of transport on board.


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