Abordagem temática freiriana sobre relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental

Lucas, Juliana Melo Rodrigues (2019)

dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos didático-metodológicos de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, para abordar temáticas étnico-raciais a partir de uma prática pedagógica libertadora associada à metodologia de mediação dialética. Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre uma intervenção escolar, cujos dados foram produzidos a partir de observações, relatos escritos, rodas de conversa e fotografias. A prática pedagógica foi desenvolvida em uma escola por meio de um projeto escolar denominado “Coloridos”, envolvendo 26 estudantes do ensino fundamental da cidade de Serra – Espírito Santo, Brasil. A análise metodológica evidenciou a articulação de três perspectivas de ensino, isto é, as questões sociofilosóficas da pedagogia e da filosofia da libertação, a educação para as relações étnicoraciais e a metodologia da mediação dialética. O estudo foi desenvolvido com base em Gomes (2002, 2003, 2017), Hall (2003, 2015), Cavalleiro (2010), Freire (1987, 2000), Dussel, Solino e Gehlen (2014), Arnoni (2012), Correia e Carvalho (2012) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013). Como resultado deste estudo, foi produzido um caderno pedagógico para o Ensino de Humanidades, a fim de servir como material orientador na abordagem de temáticas afrodescendentes em sala de aula, no contexto das séries iniciais do ensino fundamental I, visando à valorização racial e o rompimento com discursos racistas e preconceituosos, proporcionando uma vivência interdisciplinar e transdisciplinar que fomente interesse histórico e autoconhecimento.

ABSTRACT: The objective of this work was to study the didactic-methodological aspects of teaching in the context of the initial years of elementary education to approach ethical-racial themes, based on a pedagogical liberation practice associated with dialectical mediation methodology. It was a qualitative investigation about a school intervention, whose data were produced from observations, written reports, talk wheels and photographs. The pedagogical practice was developed in a school through a school project called "Coloridos", involving 26 elementary school students from the city of Serra, Espírito Santo State, Brazil. The methodological analysis evidenced the articulation of three teaching perspectives, that is, the socio-philosophical questions of pedagogy and the philosophy of liberation, education for ethnic-racial relations and the methodology of dialectical mediation. The study was developed based on Gomes (2002, 2003, 2017), Hall (2003, 2015), Cavalleiro (2010), Freire (1987, 2000), Dussel, Solino and Gehlen (2014). Arnoni (2012), Correia and Carvalho (2012) and in the National Curricular Guidelines for Basic Education (BRAZIL, 2013). As a result of this study, a pedagogical book was produced for the teaching of the humanities, in order to serve as a guiding material in the approach to afrodescendent themes in the classroom, the context of the initial series of Elementary School I, aiming at racial valorization and disruption with racist and prejudiced discourses, providing an interdisciplinary and transdisciplinary experience that fosters historical interest and self-knowledge.


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