O lugar dos sambaquis no acervo do patrimônio cultural do município de Presidente Kennedy-ES: uma formação de professores dialógico-dialética
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa discute os espaços territoriais como documentos vivos, que ensejam interpretações e possibilidades educacionais para múltiplos conhecimentos, e a memória e o esquecimento como produtos sócio-históricoculturais. Em parceria com educadores da Escola Jaqueira Bery Barreto de Araújo, em Presidente Kennedy - ES, objetivou-se investigar as relações locais com os sambaquis e a possibilidade de integração desse patrimônio arqueológico ao acervo do patrimônio cultural local por intermédio de uma intervenção pedagógica dialógico-dialética. Confeccionou-se coletivamente uma Sequência Didática como referência para os processos de ensino-aprendizagem debatidos na mediação. A educação libertadora freireana, a complexidade moriniana e a mediação vygotskyana corresponderam ao referencial teórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários, observação sistemática e entrevistas semiestruturadas ao longo do projeto de extensão “Introdução à Pré-história Brasileira”. Destaca-se nos resultados da formação dialógico-dialética de cunho crítico-emancipatório a possibilidade de mudança no olhar dos participantes em relação ao patrimônio cultural local e a percepção de seus papéis de sujeitos históricos e sociais produtores e ressignificadores da cultura
ABSTRACT: This research discusses territorial spaces as living documents, which provide interpretations and educational possibilities for multiple knowledge, and memory and forgetfulness as socio-historical-cultural products. In partnership with educators from the Jaqueira Bery Barreto de Araújo School in Presidente Kennedy - ES, the objective was to investigate the local relations with the sambaquis and the possibility of integrating this archaeological heritage with the local cultural heritage through a dialogical- dialectic. A Didactic Sequence was collectively created as a reference for the teaching-learning processes discussed in mediation. Freirean liberating education, Morian complexity and Vygotsky mediation corresponded to the theoretical framework. This is a qualitative research, whose data collection was performed through the application of questionnaires, systematic observation and semi-structured interviews throughout the extension project "Introduction to Brazilian Prehistory". It stands out in the results of the dialectic-dialectic formation of a critical-emancipatory nature, the possibility of a change in the participants' gaze in relation to the local cultural patrimony and the perception of their roles of historical and social subjects that produce and resignificators of culture.
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