Educação na cidade: o processo de modernização da cidade de Vitória em debate na formação de professores

Pinto, Patrícia Guimarães (2018)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta investigação insere-se na linha de pesquisa formação de professores do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vitória. A pesquisa integra o Programa de Formação de Professores desenvolvido no Grupo de Pesquisa Educação na Cidade e Humanidades (Gepech). Tem por objetivo geral compreender o processo de modernização da cidade de Vitória para propor a elaboração de material educativo que proporcione reflexão e práticas educativas sobre a história urbana a ser compartilhado e validado por meio de formação de professores; tem por objetivos específicos mapear e descrever os espaços com potencial para discussão do processo de modernização da cidade de Vitória; elaborar material educativo que contenha roteiros, imagens e reflexões sobre a cidade de Vitória que possam proporcionar debates sobre o seu processo de modernização através de contextos histórico, social e político; planejar, acompanhar e executar formação de professores para divulgar o material educativo elaborado a fim de validá-lo. A questão apresentada nesse trabalho e que buscamos elucidar ao longo do trajeto é como o estudo do processo de modernização da cidade de Vitória pode contribuir com a elaboração de material educativo a ser compartilhado e validado por meio da formação de professores, proporcionando reflexão e práticas educativas sobre a história do desenvolvimento urbano local. A metodologia a ser utilizada na confecção do material educativo será a pesquisa de fontes documentais, arquivos, documentos oficiais, investigação in loco, literatura, entre outros. A metodologia aplicada no curso de formação de professores será a pesquisa intervenção com ações colaborativas. Pretendemos ao final desse trabalho construir um material educativo na área de história, validado e aprovado em curso de professores que possa auxiliá-los em sala de aula na formação de indivíduos mais conscientes e críticos, sujeitos de sua própria história.

ABSTRACT: This investigator is part of the line of research training of teachers of the Postgraduate Program in Humanities Education (PPGEH), of the Professional Master's Program in Humanities Education of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), campus of Vitória. The research integrates the Teacher Training Program developed in the Research Group on Education in the City and Humanities (Gepech). Its general objective is to understand the process of modernization of the city of Vitória to propose the elaboration of educational material that provides reflection and educational practices on urban history to be shared and validated through teacher training; has the specific objectives of mapping and describing spaces with potential for discussion of the process of modernization of the city of Vitória; to elaborate educational material containing scripts, images and reflections on the city of Vitória that can provide debates about its modernization process through historical, social and political contexts; plan, monitor and implement teacher training to disseminate the educational material developed in order to validate it. The question presented in this paper, which we will seek to elucidate along the way, is how the study of the process of modernization of the city of Vitória can contribute with the elaboration of educational material to be shared and validated through the training of teachers, providing reflection and educational practices on the history of local urban development. The methodology to be used in the preparation of the educational material will be the search of documentary sources, archives, official documents, research in loco, literature, among others. The methodology applied in the teacher training course will be the intervention research with collaborative actions. We intend at the end of this work to construct an educational material in history, validated and approved during teachers that can assist them in the classroom in the formation of more conscious and critical individuals, subjects of their own history.


Collections: