Projeto escolar 'Semear e Colher Cidadania': diálogos sobre temáticas de filosofia articulado à educação CTS/CTSA no ensino técnico de nível médio

Ribeiro, Hudson (2017)

dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar os aspectos metodológicos e a educação CTS/CTSA no desenvolvimento do projeto de Filosofia Semear e Colher Cidadania para a educação básica no ensino médio, realizado no Campus Linhares do Instituto Federal do Espírito Santo, investigando os movimentos sociais representados no tempo e espaço escolar. O projeto escolar envolveu 36 (trinta e seis) estudantes da turma de 4.º ano do curso técnico em Administração, integrado ao ensino médio, abordando atividades pedagógicas como a constituição dos grupos de trabalho, estudos sobre as temáticas dos movimentos sociais, aulas expositivas com debates e um seminário final para apresentação dos estudos desenvolvidos. Tratou-se de uma investigação qualitativa, cujos dados foram produzidos a partir de observações, rodas de conversas, entrevistas, relatos orais, além de estudos realizados em periódicos e livros da área de educação/educação em Filosofia. Os aspectos metodológicos foram analisados com base na Pedagogia da Libertação de Paulo Freire e na Filosofia da Libertação de Enrique Dussel. A educação não formal foi tratada consoante à concepção de Gohan. Os aspectos da educação CTS/CTSA e da sustentabilidade foram fundamentados em Glen Aikenhead, Wildson Santos, Décio Auler e Sidnei Leite. Também foram analisados os aspectos sociofilosóficos pela ótica da metodologia fenomenológica. A partir da prática pedagógica foi possível perpassar por conteúdos programáticos de Filosofia, por meio da investigação dos coletivos sociais atuantes no Ifes- Campus Linhares. A análise preliminar dos resultados indica que, o projeto escolar de Filosofia com enfoque CTSA, apresenta sólidas articulações com a perspectiva da Filosofia da Libertação e a Pedagogia da Libertação. Ao final, foi possível construir um produto educacional voltado para professores da educação básica, que desejarem desenvolver práticas pedagógicas, dialogando com as temáticas dos movimentos sociais.

ABSTRACT: The objective of this research was to analyze the methodological aspects and the STS/STSE education in the development of the Philosophy project "Sow to get Citizenship" for basic education in high school, held at the Linhares Campus of the Federal Institute of Espírito Santo, investigating the social movements represented in school-time-space. The school project involved 36 (thirty-six) students of 4th grade class of the secondary technical course in administration, integrated into high school, addressing pedagogical activities such as the establishment of working groups, studies on the issues of social movements, lectures with debates and a final seminar to present the studies developed. It was a qualitative research, whose data were produced from observations, interviews with focus groups, oral reports, as well as studies in periodicals and books in the area of Education/education in Philosophy. The methodological aspects were analyzed based on the Pedagogy of the Liberation of Paulo Freire and in the Philosophy of Liberation of Enrique Dussel. Non-formal education was treated according to Gohan's conception. The aspects of STS/STSE and sustainability education were grounded in Glen Aikenhead, Wildson Santos, Décio Auler and Sidnei Leite. The sociophilosophical aspects from the perspective of the phenomenological methodology were also analyzed. From the pedagogical practice it was possible to pass through programmatic contents of Philosophy, through the investigation of active social groups in Ifes- Campus Linhares. The preliminary analysis of the results indicates that the school project of Philosophy with a STSE approach presents solid articulations with the perspective of the Philosophy of Liberation and the Pedagogy of Liberation. At the end, it was possible to build an educational product aimed at teachers of basic education, who wish to develop pedagogical practices, dialoguing with the themes of social movements.


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